Eleição para mesa diretora da Câmara Municipal de Tacuru ocorre dia 07 de outubro

Vereador Cuiró (E) com o Deputado Estadual Onevan de Matos (D) em recente visita a Campo Grande em busca de recursos

Esta marcado para acontecer nesta segunda, 07 de Outubro de 2019 ás 19:00 horas, eleição para escolha da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Tacuru para o Biênio 2019-2020.

A convocação dos vereadores foi feita de modo formal e por portaria, onde a mesma foi lida no inicio da Sessão Ordinária de 30 de Setembro, onde contou com a presença de todos os vereadores da Casa de Leis.

Até a eleição de Segunda (07) quem preside a Câmara por determinação da lei é o Vereador mais velho da casa, que neste caso é o Vereador Lidiomar Vieira, o Curió que já presidiu a sessão do dia 07 e estará à frente da eleição da próxima segunda.

Más por que novas eleições para Mesa Diretora na Câmara Municipal de Tacuru?

Com processo judicial sobre a anulação da eleição de Fevereiro de 2018 que elegeu Daiana Pedrotti como presidente, com a alegação que a vereadora Luzia tinha perdido o direito de ser votada, pois a mesma não estava presente naquela eleição e foi substituída por outro vereador que naquela ocasião foi o Vereador Suplente, Edinho. A vereadora Daiana entrou na justiça pedindo que a mesma fosse confirmada e os desembargadores entenderam que eles tinham a permissão de anular.

Feito isso, em Janeiro o Vereador Régis assumiu a Presidência da Casa de Leis, pois havia sido feito outra eleição em Dezembro de 2018. Em Março a Justiça havia voltado o direito a vereadora Daiana Pedrotti que assumiu naquele mês a Câmara Municipal.

Na última semana do mês de Setembro, a Câmara de Vereadores de Tacuru anulou a eleição de dezembro, votando em um requerimento do vereador Valino, que consta no mesmo e com parecer jurídico da casa de leis, que o vereador Valino foi convocado em horário diferente do marcado para a sessão de Dezembro de 2018, assim como alguns vereadores não foram convocados com protocolos.

Diante disso não se observando critérios para identificar qual dos dois deveriam ser convocados provisoriamente para presidir temporariamente os trabalhos até que realizada nova eleição, considerando ainda que as duas mesas diretoras foram eleitas recentemente e da mesma forma recentemente foram consideradas nulas, e diante da disputa entre seus membros e definitivamente eleja uma nova mesa diretoria amparada pelos princípios constitucionais e administrativos que se faz inerentes.

Devendo a presidência temporária ser transferida ao vereador mais idoso da casa como rege o regimento, o vereador Lidiomar Vieira (Curió), ocupara o cargo até que a nova mesa diretora seja eleita na segunda, 07 de Outubro.

Fonte: Assessoria