Secretaria de Educação de Sete Quedas desenvolve bons hábitos alimentares nas escolas municipais

Fotos: AssessoriaA Secretaria Municipal de Educação de Sete Quedas vem realizando Ações para desenvolver bons hábitos alimentares nos escolares, tendo como base o cumprimento da nova Resolução Federal nº06 de 08 de maio de 2020, que dispõe sobre o atendimento da Alimentação Escolar aos alunos da Educação Básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar PNAE, garantindo assim a Segurança Alimentar e Nutricional da Alimentação Municipal, através do Setor de Nutrição representado pelas nutricionistas Dra. Juliane Michelle Gomes Silva CRN 18859 e Dra. Sabrina Ferreira CRN 72857.

Vale ressaltar que essa Resolução trouxe grandes mudanças no rol dos alimentos que eram oferecidos aos estudantes, principalmente para as crianças menores de 3 anos.  Alimentos como achocolatado, cereal infantil, gelatina, margarina, açúcar, e outros ultraprocessados passaram a ser proibida sua oferta para essa faixa etária, a fim de proteger a criança menor desses alimentos que são altamente nocivos à sua saúde, por se tratarem de crianças que possui um organismo e o sistema imunológico formado não formado, com aumento de alergias e intolerância nessa população, além de refletir diretamente sobre o comportamento e a aprendizagem de crianças com transtornos como TDAH e Autismo.

Segundo as nutricionistas, outro ponto importante a ser observado é a oferta exagerada de alimentos doces e ultraprocessados alavancada por propagandas nocivas que “bombardeiam” diariamente esse público, pois o acesso à internet e o uso abusivo de celulares não limitam mais a quantidade de horas que as crianças passam em frente aos aparelhos fazendo uma “lavagem cerebral” na cabeça da criança, com propagandas nocivas, dificultando a promoção dos bons hábitos alimentares nesse público.

Diante desse contexto, o Setor de Nutrição vem desenvolvendo Projetos de Educação Alimentar e Nutricional para os familiares, professores e cuidadores, com realização de palestras e o acompanhamento diário dos cardápios oferecidos nas escolas.

“Sabemos que o desafio é grande, porém pela significância da causa, oferecer uma alimentação saudável para nossas crianças é prioridade em nosso trabalho. Conscientizar os pais, professores e cuidadores são o primeiro passo a ser dado para que essa mudança realmente aconteça, pois a criança se espelha e reproduz o comportamento do adulto. O açúcar é o grande vilão quando se trata da Alimentação das crianças, pois a preferência inata pelo sabor doce dificulta a introdução de outros alimentos com sabores diferentes e que não são tão palatáveis, porém já se tem o conhecimento que o açúcar afeta diretamente vários sistemas do nosso corpo causando obesidade, problemas cardiovasculares, diabetes tipo 2, estresse e ansiedade, baixa energia, desequilíbrio da microbiota intestinal e enfraquecimento do sistema imunológico, o que reflete diretamente no crescimento e desenvolvimento adequado dos alunos, diz a Nutricionista Juliane.

O projeto a ser desenvolvido pelo Setor em Nutrição consiste em promover essas Ações e divulgar periodicamente através da mídia social e outros veículos de comunicação para que a sociedade possa acompanhar os avanços e mudanças alcançadas na Alimentação Escolar do Município de Sete Quedas.

Fonte: Wilton Oliveira/ Assessoria da Prefeitura Municipal de Sete Quedas