26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Prefeitura de Sete Quedas faz mutirão para coleta de sangue para o exame de PSA

A Prefeitura de Sete Quedas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quinta-feira, dia 05 de agosto, o mutirão para coleta de sangue para o exame de PSA, (Antí­geno Prostático Especí­fico) no Centro Conviver da Melhor Idade.

O exame é realizado através da coleta de uma pequena amostra de sangue e assim medir a concentração dessa partí­cula no sangue para verificar a presença dessa e de outras doenças. Serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

“Sabemos do desconforto em relação ao assunto e com o cuidar da saúde, por parte dos homens, mas precisamos desenvolver ações para estimular a população masculina a superar essa vergonha e procurar realizar os exames necessários para cuidar da saúde”, destaca o Secretário de Saúde Paulo Santana.

O câncer de próstata é a segunda doença com maior número de incidáncia entre homens, perdendo apenas para os tumores de pele, de acordo com pesquisas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O câncer de próstata é silencioso e afeta, principalmente, pessoas na terceira idade.

“O exame de PSA serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e então ter um tratamento eficaz. Sendo assim estamos desenvolvendo ações para que a saúde masculina seja vista por todos e aceita por todos, para que o homem se cuide e tenha mais qualidade de vida”, destacou Vice-prefeito Massao Hara.

Fonte: Assessoria

2021-08-05 15:39:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.