27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Projeto que considera todas as atividades religiosas de qualquer culto como essencial foi aprovado em Coronel Sapucaia

Agora é Lei, projeto que considera todas as atividades religiosas de qualquer culto como essencial, foi aprovado em única discussão e votação e Coronel Sapucaia.

De autoria dos Vereadores; Paulo Henrique Campos e Carlos Magno Fernandes, o Projeto de Lei CM Nº. 005/2021 passou por todas as comissões permanentes da Câmara e foram unanimes os pareceres para aprovação na Sessão dessa segunda feira 21 de junho de 2021, e agora será enviado ao Poder Executivo Municipal para ser sancionado.

Desde que justifique a decretação do estado de emergáncia, calamidade pública epidemia ou pandemia. O art. 5º da Constituição Federal, em seu inciso IV, esclarece: 

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Paí­s a inviolabilidade do direito í  vida, í  liberdade, í  igualdade, í  segurança e í  propriedade (…). 

IV – é inviolável a liberdade de consciáncia e de crença, sendo assegurado o livre exercí­cio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.

 Sendo assim, o próprio texto constitucional já prevá o direito fundamental í  liberdade, ou seja, qualquer pessoa é livre para adentrar em templos religiosos, bem como existe proteção aos locais de culto.

Durante o perí­odo de pandemia que o mundo todo vem enfrentando, muitos acabaram se isolando, e o quadro de depressão se alastrou. São muitas as pessoas que se encontram deprimidas em suas casas, ainda mais com um turbilhão de notí­cias negativas a respeito do Coronaví­rus. A comunidade está com medo e, consequentemente, apresentando crises de ansiedade, e acabam buscando auxí­lio e alento através do trabalho espiritual que é feito pela igreja.

O trabalho das igrejas e templos deve ser considerado essencial porque presta um serviço de apoio espiritual a toda pessoa que esteja aflita, doente, ou necessitando de quaisquer outros auxí­lios. No momento em que alguém adentra o templo pedindo socorro, sempre encontra um pastor/padre/espiritualista disponí­vel para ouvi-la e acalmá-la, ministrando uma palavra de fé.

A fim de exemplificar, as igrejas realizam o trabalho com os jovens, que chegam até o templo com depressão e, por isso, alguns acabam se automutilando com o objetivo de aliviar a dor que sentem na alma, no seu interior.

 Na maioria dos casos, as pessoas que chegam até a igreja pedindo socorro possuem depressão, uma doença que acomete até 18,4% da população mundial; e estes números estão em crescimento. Pessoas deprimidas possuem maior risco de cometer suicí­dio. Geralmente, quando a pessoa tem pensamentos suicidas, a última saí­da que ela busca é a igreja.

As igrejas atendem pessoas doentes, que necessitam de uma palavra de fé para que gerem o seu milagre e, por fim, sejam curadas. Os fiéis reúnem-se para orar em favor dos pacientes e profissionais de saúde que trabalham na linha de frente contra a Covid-19.

Além da evangelização, voluntários beneficiam comunidades carentes com a distribuição de cestas básicas. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica), o paí­s terminou o primeiro trimestre de 2020 com 1,2 milhão a mais de pessoas desempregadas. Sem ter atividades remuneradas, muitas pessoas tám recorrido ao auxí­lio de ações solidárias como essas.

Conforme supramencionado, tendo respaldo no art. 5º, IV da Constituição Federal que garante a liberdade religiosa e o funcionamento dos templos sem a possibilidade de interferáncia do poder público, o presente projeto de lei visa regulamentar e fechar brechas para uma atuação ilegal.

“Isto posto, em virtude da relevância do tema e do estado de calamidade pública que estamos enfrentando, apresentamos o presente projeto de lei visando o bem-estar da comunidade sapucaiense neste momento de calamidade pública que acomete”, ressaltam os vereadores Paulo Campos e Carlão. 

“Agradecemos a compreensão e o voto dos demais colegas vereadores que entenderem a importância desse projeto para a nossa comunidade”, finalizam.

Fonte: Zé Roberto – Assessoria de Comunicação.

2021-06-22 10:39:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.