33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Coronel Sapucaia conta com mais de 10 mil eleitores aptos para votar neste ano

Imagem aérea de Cel. Sapucaia. (Foto: MPMS)No dia 2 de outubro brasileiros vão í s urnas para escolher os representantes polí­ticos do paí­s e dos estados.  Serão escolhidos presidente, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais. Caso haja o segundo turno, a votação deve ocorrer no dia 30 do mesmo más. As datas correspondem ao primeiro e último domingo de outubro, conforme prevá a Constituição Federal.

No dia 4 de maio foi encerrado o prazo para a regularização do tí­tulo eleitoral. O Grupo A Gazeta buscou junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul o número de eleitores de cada municí­pio do Cone Sul. No Total, 176.819 eleitores estão aptos para votar nas eleições deste ano em todo o Cone Sul. Os municí­pios com mais eleitores são: Naviraí­ (36.988), Amambai (26.362) e Caarapó (20.868). Confira na Tabela abaixo a quantidade de eleitores por municí­pio.

A Justiça Eleitoral lançou neste más de junho uma série de textos e postagens para combater a desinformação nas eleições deste ano, mostrando que é responsabilidade de toda a sociedade a disseminação correta de informações. De acordo com o site do TRE-MS, os textos e posts vão abordar temas como: liberdade e democracia, fake news, boatos, o que está por trás da desinformação, o uso polí­tico das notí­cias falsas, a importância da checagem, as parcerias do TSE nesse combate, dicas de como verificar informações recebidas, entre outros.

De acordo com cientista polí­tico e diretor regional para a América Latina e Caribe do Instituto Internacional para Democracia e Assistáncia Eleitoral (IDEA Internacional), Daniel Zovatto, há um aumento exponencial do uso das redes sociais e um movimento crescente e preocupante de fake news nessas redes. E é por esta razão que a Justiça Eleitoral desenvolve parcerias com todas as plataformas digitais e diversas instituições para assegurar ao eleitor informações oficiais que possam contribuir para a escolha consciente dos representantes polí­ticos. Siga os perfis do TSE nas redes sociais para ficar por dentro das novidades. Para mais informações sobre voto seguro, estatí­sticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp: (61) 99637-1078.

Fonte: Raquel Fernandes ((Com informações do TRE-MS)

2022-06-08 09:08:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.