22.8 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Beneficiários acompanham andamento das obras de casas viabilizadas pela Defesa Civil em Coronel Sapucaia

Na manhã desta sexta-feira, (08 de Novembro), a Defesa Civil, juntamente com as famí­lias beneficiárias, estiveram no Residencial Jurerá, local onde estão sendo construí­das as unidades habitacionais que serão entregues í s famí­lias que foram atingidas por uma erosão, no Bairro da Vila Nova (atrás do Mercado Cuba), em decorráncia das intensas chuvas na época.

A visita na obra, in loco, serviu para que os beneficiários, assim como os responsáveis técnicos pela execução e fiscalização, pudessem estar acompanhando de perto o andamento das obras, que já estão com quase 80% concluí­das.

A Defesa Civil municipal convocou as 09 famí­lias beneficiárias, que estiveram presentes, sendo elas: 1-ROSA DUART, 2-LIVRADA BENITES, 3-NEUZA XIMENES GADEA, 4-ANDERSON AVALOS GARAI, 5-BIANKA MARIA FREITAS OJEDA, 6-FíTIMA PAVANHANI, 7-CRECENCIA RODRIGUES, 8-SANDRA BENITES DA SILVA e 9- ANDREIA DE ARAUJO DE LIMA ELOY. Na oportunidade í s famí­lias já puderam saber quais serão as unidades habitacionais que estarão recebendo após a conclusão das obras, que estão previstas para o iní­cio de Dezembro.

A Defesa Civil informou que o canteiro de obra é fruto do resultado da liberação de recursos viabilizados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, para a Prefeitura Municipal de Coronel Sapucaia que, pela primeira vez recebeu recursos viabilizados por este órgão, após a decretação de situação de emergáncia feita pelo municí­pio, além da homologação por parte da Defesa Civil Estadual, e o reconhecido por meio da Portaria nº 32, de 06 de Fevereiro de 2018, pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (União), tudo vinculado ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, ­ (S2ID), sistema alimentado pela Defesa Civil municipal, que ampliou as informações e trabalhos burocráticos, através do S2ID, que é um sistema elaborado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional que tem como finalidade qualificar e integrar os dados e as informações sobre desastres, de maneira a fornecer subsí­dios í  gestão de riscos e desastres, entre a Defesa Civil municipal, Estadual e Federal.

Com estas finalidades, a Defesa Civil sapucaiense, intensificou os trabalhos internos e “técnicos-burocráticos”, através do sistema S2ID, através de “registros”, onde o Formulário de Informação dos Desastres (FIDE) é criado. Além de ser fundamental para habilitar a edição dos demais formulários, o FIDE serve para registrar a ocorráncia do desastre e para a abertura do processo de homologação estadual e reconhecimento federal (se necessário).

Em comparação, no passado, 2018, a Defesa Civil, realizou mais de 82 registros, sendo o municí­pio que mais elaborou os registros no Estado de Mato Grosso do Sul, com diversas tipificações, além de integrar os dados como área Afetada, Seleção das íreas Afetadas, Descrição das íreas Afetadas, Causa do Desastre e Efeito do Desastre, Danos Humanos, Materiais, entre outras informações.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Coronel Sapucaia busca integrar os trabalhos de atendimento no municí­pio, principalmente com as famí­lias em situação de vulnerabilidade social, onde realiza diversos atendimentos, desde as ajudas humanitárias, concedidas pela Defesa Civil, como    concessão de lonas, galões de água mineral de 5 Litros; cestas básicas; colchões e kits dormitórios; Kits de limpeza; Kits de higiene pessoal; kits idosos e kits infantil. Além disso, há ainda, vários atendimentos realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistáncia Social, através do Programa DIAL, e com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.

A Defesa Civil do municí­pio, juntamente com o Prefeito Rudi Paetzold, agradecem todo o apoio sempre dado ao municí­pio pela equipe da Defesa Civil Estadual coordenada pelo Sr. Ten. Coronel FABIO SANTOS COELHO CATARINELI, (COORDENADOR DA DEFESA CIVIL DE MS).

Fonte: Defesa Civil/Coronel Sapucaia

2019-11-09 11:03:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.