24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Assembleia Aty Guasu termina neste sábado (27) na Aldeia Taquaperi em Coronel Sapucaia

Zé Roberto/Câmara de Coronel Sapucaia

A reserva indí­gena Taquaperi está sediando uma das mais importantes mobilizações do povo Kaiowá e Guarani, o encontro que ocorre entre os dias 24 e 27 de maio. Nesta edição da Aty Guasu, a grande assembleia, estão participando 26 aldeias.

;Aty Guasu; é o nome dado pelos Guaranis Kaiowá e í‘andeva a grandes reuniões polí­ticas. Uma Aty Guasu é também uma celebração em que os indí­genas rezam, cantam, dançam e discutem os problemas que enfrentam, buscando encontrar suas próprias soluções.

Com a presença de autoridades de várias regiões do estado e do paí­s, estão sendo debatidos diversos assuntos, como saúde, educação, infraestrutura, assistáncia social, agricultura, denúncias das graves violações de direitos humanos contra lideranças indí­genas, marco temporal, além de momentos de diálogo entre as lideranças com cânticos e rezas coletivas durante o evento.

;Conhecemos a magnitude de nossa luta, mas também conhecemos a força que possuí­mos;, destaca Claudemiro Lescano, indí­gena, professor, vereador e Presidente da Câmara Municipal. Ele ressalta que essa assembleia contribuirá para o crescimento de todos e fortalecerá a articulação com outras organizações indí­genas de base da Articulação dos Povos Indí­genas do Brasil (APIB).

2023-05-26 11:23:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.