21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Assembleia aprova estado de calamidade em Coronel Sapucaia

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou na sessão remota desta quarta-feira (30) Projeto de Decreto Legislativo nº 62 de 2020, de autoria da Mesa Diretora, que reconhece a ocorráncia do estado de calamidade pública no municí­pio de Coronel Sapucaia, devido í  pandemia da Covid-19 (novo coronaví­rus.

De acordo com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), a pandemia levou mais da metade dos 79 municí­pios de Mato Grosso do Sul a estado de calamidade pública.

O reconhecimento do estado de calamidade pública é previsto no artigo 65 da Lei Complementar 101/2000, a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

A medida possibilita que o municí­pio possa abrir crédito extraordinário, remanejar, transferir e utilizar reserva de contingáncia, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores, realizar contratação emergencial de pessoal, entre outras medidas.

Desde do primeiro caso de contaminação do ví­rus que as autoridades públicas tám se mobilizado no sentido de conter o avanço da doença adotando uma série de medidas restritivas, incluindo distanciamento social e o uso de máscaras de proteção e álcool em gel. 

O presidente da Assomasul (Associação dos Municí­pios de Mato Grosso do Sul), Pedro Caravina, trabalha no sentido de amenizar a crise, orientando os prefeitos e prefeitas sobre a importância da adoção de várias medidas de proteção e outros meios de evitar o aumento do número de casos de contaminação da doença nos municí­pios.

Dentro da estratégia adotada pela associção, a diretoria distribuiu 20 mil máscaras de proteção facial para profissionais de saúde dos 79 municí­pios do Estado como parte do Projeto Corona Vidas, rede de solidariedade composta por mais de 20 instituições e empresas parceiras que trabalham de forma colaborativa, com o objetivo de produzir e doar protetores faciais a profissionais da saúde e também a outros setores de amplo contato com o público ou de maior risco de contaminação. 

TERMí”METROS

Em agosto, Caravina distribuiu 500 termômetros de medição aos gestores públicos para prevenção í  Covid-19.

Certificado pelo Inmetro, os aparelhos são munidos de sensor infravermelho, que mede a temperatura a partir do calor da superfí­cie corporal da pessoa.

Além de eficaz, não há nenhum contato com a pessoa, e o resultado sai na hora. Se a temperatura estiver acima do normal, soa um bipe diferente.

Fonte: Willams Araújo/ Assomassul

2020-10-01 08:11:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.