20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Acampamento do Grupo Escoteiro Binacional Badocaia, de Cel. Sapucaia, foi um sucesso em Amambai

Fotos: Divulgação

Redação Grupo A Gazeta

O Grupo Escoteiro Binacional Badocaia, de Coronel Sapucaia, cidade sul-mato-grossense que faz divisa com Capitán Bado, no Paraguai, realizou um acampamento nos dias 11 e 12 de fevereiro em Amambai, na Associação Cultural Amambaiense. O evento foi um sucesso e demonstrou a importância do movimento na formação de cidadãos conscientes e comprometidos.

De acordo com o coordenador Aires Adures, este o único grupo binacional da história do escotismo, reunindo integrantes oriundos do Brasil e Paraguai. Atualmente, conta com 130 crianças e jovens que se dedicam í s atividades propostas pelo movimento escoteiro, bem como cerca de 20 voluntários adultos que ajudam a desenvolver os trabalhos da organização.

O grupo participa de diversas atividades, incluindo campanhas sociais, como a do agasalho, sendo que mais de seis mil peças de roupas foram arrecadadas no ano passado. Durante a campanha, diversas patrulhas competiram entre si para ver qual delas conseguiria arrecadar mais doações. Na ocasião, a equipe vencedora recebeu um facão como prámio.

Em competições desse tipo, é comum que a patrulha que mais se destaca ganhe recompensas, geralmente compostas por itens importantes para a prática do escotismo, como facões, barracas, bolsas de dormir e lanternas.

O escotismo é um movimento educacional não formal criado por Robert Baden-Powell em 1907, com o objetivo de desenvolver habilidades teóricas, práticas e morais em crianças e jovens. Presente em muitos paí­ses e adaptando-se a diferentes culturas, a missão é cultivar cidadãos responsáveis e fortes por meio de atividades ao ar livre, como acampamentos e trilhas, além de valores como amizade, coragem, respeito e responsabilidade. 

Ramos

Conforme a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), o movimento é dividido em ramos que vão de Lobinho a Pioneiro, que correspondem a diferentes faixas etárias. Os Lobinhos, entre 7 e 10 anos, aprendem por meio de brincadeiras, enquanto os Escoteiros, entre 11 e 14 anos, se aventuram ao ar livre e colocam em prática o que aprenderam nos anos anteriores.

Os Seniores, com idade entre 15 e 17 anos, são responsáveis por servir aos demais membros do grupo, enquanto os Pioneiros, de 18 a 21 anos, aprendem a organizar e liderar equipes, preparando-se para assumir responsabilidades cada vez maiores.

No entanto, o coordenador Aires Adures explicou que, além dos ramos já mencionados, o Grupo Escoteiro Binacional Badocaia inclui outras duas categorias. A primeira é o ramo Castor, destinado a crianças de até 6 anos cujo principal objetivo é desenvolver a imaginação, enquanto a segunda é composta por adultos com mais de 22 anos, chamados de Chefes.

2023-02-15 00:23:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.