29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Hospital de Amor atendeu 100 mulheres em Paranhos

Atendimento do Hospital de Amor foi realizado de 8 a 10 de setembro, através de parceria com a Prefeitura Municipal. Foto: Assessoria

O Hospital de Amor de Barretos atendeu 100 mulheres de 8 a 10 de setembro em Paranhos. O trabalho é fruto de uma parceria formalizada entre a instituição filantrópica com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde. Foram oferecidos exames preventivos do câncer do colo do útero e mamografias com atendimento de acordo com pré-agendamento de pacientes feito pelos agentes comunitários de saúde.

De acordo com as informações, durante os trás dias de atendimento em Paranhos um total de 100 mulheres foram atendidas, sendo 34 com exames de Papanicolau e 66 com exames de mamografia. As mulheres indí­genas puderam fazer exames preventivos com pré-agendamento feito pelos agentes de saúde do municí­pio.

IMPORTí‚NCIA DA PREVENí‡íƒO

A Secretaria de Saúde de Paranhos orientou as mulheres do municí­pio a respeito da importância dos exames como meio de prevenção. Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidáncia de câncer de mama vem aumentando tanto nos paí­ses desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. No Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma, com uma estimativa de mais de 57 mil novos casos por ano.

Os sinais do câncer podem variar, porém uma das principais manifestações da doença é a presença de nódulos nos seios, que se apresentam palpáveis, endurecidos e indolores. Outros sinais são: vermelhidão ou inchaço da pele, pele retraí­da e secreção mamilar serosa ou sanguinolenta, entre outros.

Papanicolau: Esse exame é a principal estratégia para prevenção e diagnóstico precoce da neoplasia maligna do colo de útero. Quando as chamadas lesões precursoras (que antecedem o aparecimento efetivo da doença) são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%. A coleta deste material é rápida, indolor e simples.

Fonte: Assessoria

2021-09-13 14:17:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.