Chuvas do final de semana passado danificaram sete pontes

Valor estimado para reparar os danos é de R$ 350 mil. Prefeitura não tem como fazer sozinha, diz prefeito.
Nesta ponte de concreto recém construída sobre o Rio Iguatemi, na região do “Português”, a força das águas destruiu o aterro e a cabeceira.


Vilson Nascimento

O grande volume de chuva que atingiu o Cone Sul do Estado no final de semana passado, com concentração de maior índice pluviométrico, ocasionando grandes estragos na cidade e principalmente na zona rural em Tacuru e Sete Quedas, também atingiu em cheio o município de Paranhos.

Segundo o prefeito Dirceu Bettoni 97 milímetros de chuva em pouco espaço de tempo fez aumentar em grande escala as enxurradas, danificando estradas e sobrecarregando o leito de rios e riachos que cortam o município.

No Rio Iguatemi a enchente foi tão elevada que a água quase atingiu a ponte de concreto localizada na Rodovia MS-295, que em condições normais é bastante elevada em relação o nível do rio.

Mais acima neste mesmo rio, a força da água destruiu o aterro e a cabeceira de uma ponte de concreto situada na região conhecida como “Português,”, na estrada velha que ligava Paranhos a Amambai.

Nesta outra ponte na divisa com Sete Quedas, que havia sido reconstruída na semana passada após ser destruída por temporal, a nova chuva do final de semana levou as duas cabeceiras.Em uma ponte de madeira situada na divisa com Sete Quedas, que havia sido reconstruída na semana passada após ter sido destruída por outra chuva em período anterior, teve as cabeceiras dos dois lados totalmente destruídas e levadas pela força das águas.

De acordo com o prefeito Dirceu Bettoni pelo menos sete pontes sofreram grandes avarias com as chuvas do final de semana passado em Paranhos.

“Sem contar com a malha viária que também foi bastante danificada, só para recuperar as pontes, nossos levantamentos técnicos indicam que serão necessários investir pelo menos R$ 350 mil. O município não tem como realizar este trabalho sozinho”, disse o prefeito ao ressaltar que vai buscar ajuda do Governo do Estado para reparar os danos provocados pelas intempéries na zona rural, em Paranhos.


Mais fotos