26.5 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

ALMS decreta calamidade em Paranhos por estragos provocados por temporal

Foto: Divulgação

Afetado por fortes chuvas, Paranhos, na fronteira sul de Mato Grosso do Sul, pode ter a situação de calamidade pública reconhecida pelo Legislativo estadual. í‰ o que estabelece o Projeto de Decreto Legislativo 52/2021, apresentado pela Mesa Diretora da Casa de Leis na sessão ordinária desta terça-feira (26). Caso a proposta seja aprovada, o estado de calamidade pública em Paranhos perdura por 180 dias contados a partir da publicação do decreto.

Nos dias 14 e 15 deste más, forte temporal caiu sobre o municí­pio, derrubando árvores, causando prejuí­zo na rede elétrica e provocando apagão, segundo justifica a Mesa Diretora. Isso causou “prejuí­zos que ultrapassaram a capacidade de resposta do municí­pio”, acrescenta a Mesa Diretora na justificativa da proposta.

Os estragos causados pelo temporal levaram a prefeitura local a baixar o Decreto 69/2021, declarando situação de emergáncia, com o objetivo de “restabelecer os serviços essenciais prejudicados e executar ações de socorro e assistáncia humanitária í  população afetada”. Essa situação de emergáncia é classificada  e codificada como “Tempestade Convectiva”, isto é, de curta duração, mas muito intensa.

O projeto ainda estabelece que Paranhos, reconhecido em estado de calamidade pública, deverá observar as regras determinadas pela Lei 101/2000, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e outros dispositivos. Os atos e despesas decorrentes dessa situação excepcional deverão ser divulgados amplamente no Portal de Transparáncia do municí­pio.

A proposta da Mesa Diretora segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Com parecer favorável, o projeto continua tramitando e será votado em plenário pelos parlamentares.

Fonte: Assessoria da AL-MS

2021-10-27 09:07:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.