Prefeitura integra comunidades rurais por meio do esporte

Campeonato Municipal Rural de Suíço levou esporte a moradores de sítios, fazendas e aldeias indígenas.

Vilson Nascimento

Fazer uso do esporte para promover saúde, lazer e a integração da sociedade local é uma meta de gestão do prefeito de Paranhos, Dirceu Bettoni (PSDB) deste de os seus dois mandatos anteriores frente a prefeitura municipal local.

Nesse novo mandato (2017/2020) que já está chegando a metade, a filosofia de trabalho do prefeito tucano é a mesma.

Dentro desse contexto, a Sejel (Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer) da prefeitura do município de fronteira com o Paraguai encerrou no mês passado, setembro, o Campeonato Municipal de Futebol Suíço Rural.

A competição, que reuniu moradores de sítios, fazendas e aldeias indígenas e foi disputada em duas categorias, masculina e feminina, aconteceu em duas extremidades do município.

No Posto Fiscal Laranjeira, às margens da Rodovia MS-295 entre Paranhos e Amambai e no assentamento rural São José do Jatobá.

Na etapa do Posto Fiscal Laranjeira o campeão no masculino foi a equipe do Studiante Sete Cerro, coordenada pelo vereador Cleber Valiente ao vencer na final a Ypoi, ambas as equipes indígenas, nas cobranças de penalidades, após empate em 3x3 no tempo normal de jogo.

Já no feminino o título do Municipal Rural 2018 na etapa do Laranjeira, ficou com a equipe da Handsun, da aldeia Paraguassu, que venceu na decisão a representação do Atlético Ribeirão pelo placar de 4x1.

No Jatobá

Na etapa do Municipal Rural no assentamento Jatobá, que aconteceu no dia 21 de setembro e teve a frente da coordenação o incentivador do esporte naquela comunidade, seu Valmiro, o título de campeão de 2018 no masculino ficou com a equipe do Arsenal Pirajuí, que bateu na final o Atlético Taquaperi pelo placar de 2x0.

No feminino a campeã no São José do Jatobá foi a equipe do Oliveira Pirajuí, ao vencer nas cobranças de penalidades na final a representação do Brinco de Ouro.

O desportista e vereador em Paranhos, Denílson Rafaíne, destacou a importância de se investir no esporte.

“Além de promover saúde, o investimento no esporte aproxima as pessoas e une a comunidade”, disse Denílson Rafaíne ao agradecer o prefeito Dirceu Bettoni e sua equipe administrativa pelo incentivo ao setor.

Fotos: Uanderson Barbosa/Sejel (Arq- Jatobá.)