24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

A 10 dias das eleições, saiba o que levar e o novo horário para votação em Mato Grosso do Sul

O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro.

Nova urna eletrônica, que começa a ser utilizada em 2022. (Foto: L. R. Moreira/TSE)Em contagem regressiva para as eleições gerais de 2022, milhões de brasileiros irão escolher seus representantes a exatamente 10 dias. Os eleitores votam nos candidatos a presidente e vice-presidente da República, governadores e vice-governadores, além de senadores, deputados federais e estaduais.

O primeiro turno das eleições acontece no próximo dia 2 de outubro. O segundo (se houver) será no dia 30 do mesmo más, quando os eleitores votam apenas para os cargos de governador e de presidente.
A votação acontecerá de 8h í s 17h, nos dois turnos, pelo horário de Brasí­lia, lembrando que Mato Grosso do Sul tem uma hora a menos, então será das 7h í s 16h.

Primeiro os eleitores devem escolher o deputado federal, a opção deve conter quatro dí­gitos. Em seguida, a escolha será para deputado estadual, com cinco dí­gitos. Depois o voto será para senador que tem trás dí­gitos. Logo após escolher o candidato ao senado, o eleitor vai escolher o candidato a governador, com dois dí­gitos e por último, o presidente, também com dois dí­gitos.

Quais documentos são necessários para votar nas eleições de 2022?

Para exercerem o direito ao voto, é necessário que levem apenas um documento de identificação oficial com foto, pois a apresentação do tí­tulo eleitoral no dia do pleito não é obrigatória.

Dessa forma, no momento da votação, serão aceitos a identidade, a carteira de motorista com foto, o certificado de reservista, a carteira de trabalho, o passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe. Esses documentos poderão ser usados ainda que a data de validade esteja vencida. As certidões de nascimento ou de casamento, no entanto, não valem como prova de identidade na hora de votar.

Há ainda a possibilidade de a eleitora ou o eleitor votar apresentando o e-Tí­tulo. O aplicativo, que funciona como uma versão digital do tí­tulo de eleitor, permite que a pessoa visualize o número do documento de votação, justifique o voto e consulte as informações cadastradas na Justiça Eleitoral, entre outras opções.

A ferramenta criada pela Justiça Eleitoral permite que cidadãs e cidadãos apresentem apenas o respectivo perfil no aplicativo para ingressar na seção eleitoral e exercer o direito ao voto.

Embora não seja necessário apresentar o tí­tulo para votar, é importante saber qual é a seção eleitoral, informação que poderá ser obtida mediante o número do próprio tí­tulo, por meio da consulta ao local de votação no Portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ou ainda pelo e-Tí­tulo.

Caso a pessoa já tenha feito o cadastramento biométrico (com as impressões digitais) na Justiça Eleitoral, o perfil no e-Tí­tulo virá acompanhado de uma foto. Isso facilita a identificação no momento do voto. A imagem da eleitora ou do eleitor só aparecerá se já tiver feito o esse cadastro. Caso a fotografia não apareça, será necessário levar também um documento oficial com foto na hora de votar.

Fonte: Anna Gomes/ Midiamax

2022-09-22 15:23:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.