31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vereadores aprovam Projeto que institui o programa Medicamento em Casa

Vereadores da Câmara Municipal de Naviraí­ aprovaram na última sessão um Projeto de Lei de 27/2021, que institui o programa ;Medicamento em Casa; no Municí­pio de Naviraí­, com o objetivo de encaminhar diretamente í  residáncia das pessoas idosas, com deficiáncia ou mobilidade reduzida e das pessoas portadoras de doenças crônicas, usuárias da Rede Municipal de Saúde, os remédios de uso contí­nuo que lhes foram prescritos em tratamento regular.

O projeto diz quer o Poder Executivo fica responsável por entregar o medicamento, que deverá ser efetivada na residáncia do paciente, salvo impossibilidade de acesso, quando poderá ser indicado pelo paciente outro endereço próximo da sua. Segundo o referido projeto esse medicamento deverá ser entregue mensalmente, atendendo a quantidade necessária para que o tratamento não seja interrompido, conforme prescrição medica.

Os interessados em obter os benefí­cios do programa ;Medicamento em Casa; deverão seguir os requisitos que o Projeto determina ter residáncia no municí­pio de Naviraí­, ser cadastramento junto í  Geráncia Municipal de Saúde, cuja Geráncia de Saúde avaliará a necessidade do encaminhamento do remédio no domicí­lio do paciente, mediante avaliação da assistente social da saúde.

O programa proposto objetiva, garantir o acesso mais efetivo aos medicamentos e organizar a assistáncia farmacáutica das pessoas que fazem uso de remédios contí­nuos, as quais, em sua maioria, tám mobilidade nula ou reduzida, como acamados, idosos, cadeirantes, entre outros que, em decorráncia de seu estado de saúde debilitado, quer pela própria doença, pela idade ou pela situação financeira, enfrentam problemas e encontram dificuldades na adesão e na continuidade de seu tratamento médico.

Trata-se de projeto, extremante importante, tanto para a população, quanto para o poder público. Em relação í  população que utilizará este serviço, será útil porque evitará o deslocamento para os locais de entrega, poupando despesas e riscos í  saúde, evitando que os principais grupos de risco se exponham ao ví­rus da COVID-19, e para a Prefeitura será importante porque permitirá a identificação exata dos pacientes, dos medicamentos e da quantidade que será distribuí­da, evitando o desperdí­cio ou a formação de estoques, além de reduzir o número de pessoas em busca de medicamento, o que evitará filas e tumultos na hora da entrega.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

2021-06-10 09:21:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.