25.4 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Rhaiza Matos visita Juncal e confirma incentivo aos agricultores familiares

A prefeita Rhaiza Matos fez visita de trabalho a agricultores familiares do Assentamento Juncal, na manhã de quinta-feira (06-05). No assentamento, situado a 25km da cidade, região norte do municí­pio, diretores da Associação Naviraiense Terra e Paz (ANTEP) recepcionaram a prefeita e seus gerentes municipais.

 Os agricultores Marcelo de Almeida e Márcio Rogério Ribeiro Costa (presidente e vice-presidente da ANTEP) mostraram í  prefeita uma casa antiga, dentro da área comunitária, que será demolida. “Aqui será construí­da a agroindústria, com recebimento, lavagem, descascamento e empacotamento da mandioca dentro de padrões de melhor qualidade, para o comércio in natura. E contamos com o apoio da Administração para a terraplenagem da área e infraestrutura predial para este projeto”, reivindicaram Marcelo e Márcio.

;"Priscilla de Oliveira, prefeita Rhaiza Matos, produtores Márcio Costa e Marcelo de Almeida, gerentes Luiz Júnior e Eugánio Guedes, e técnicos da Geráncia de Desenvolvimento Econômico na área onde será instalada a agroindústria de mandioca. Foto: Roney Minella

 Os gerentes Eugánio Guedes (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Luiz Alberto ívila Júnior (Meio Ambiente) detalharam í  prefeita os encaminhamentos já feitos pela Administração Municipal em apoio ao projeto da agroindústria de beneficiamento da mandioca. “Parte dos recursos para este projeto já estão viabilizados através de emenda parlamentar, no valor de R$ 40 mil”, informou Luiz Júnior. “O suporte técnico agrí­cola também está sendo garantido”, acrescentou Guedes.

 A prefeita Rhaiza Matos e os gerentes municipais visitaram os lotes dos agricultores familiares Izaias Ribeiro Costa e esposa Odei Neri Costa (nº 33), Edilson Soncini, Jean Carlos dos Santos e sua esposa Elizabeth Soncini (nº 22), e de Anderson da Silva Barbosa e esposa Patrí­cia Rodrigues Cerri (nº 10).

;"O casal de agricultores familiares Izaias Costa e Odei Costa colhem hortaliças cultivadas no Lote 33 do Assentamento Juncal. Foto: Roney Minella

A diversificação da produção através da fruticultura foi apontada como meta para garantir maior geração de renda aos produtores. “Identificamos no abacaxi o maior potencial de lucratividade. Hoje temos 100 mil mudas plantadas. A meta deste projeto é cultivar no mí­nimo de 1 milhão de mudas. Temos como vantagem o clima favorável e o mercado garantido”, afirmaram os diretores da ANTEP.

 A prefeita Rhaiza Matos ficou impressionada com o que viu e ouviu sobre os projetos de fruticultura (abacaxi, maracujá e melancia), holericultura e piscicultura, e sobre projeto de ecoturismo do Sí­tio Pachamama, mostrando total interesse em incentivar as novas cultivares.

“O nosso Governo tem o compromisso de apoiar a agricultura familiar como um todo. Já estamos atuando através da conservação das estradas rurais e reitero o apoio a todos os projetos que garantam o desenvolvimento da produção rural. Estamos autorizando a Geráncia de Obras a apoiar na implantação da agroindústria de mandioca e a Geráncia de Desenvolvimento Econômico a ampliar os apoios técnicos e de logí­stica í  fruticultura”, afirmou Rhaiza Matos.

 Fonte: Roney Minella/ Assessoria

2021-05-10 10:18:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.