27.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Projeto do Vereador Sacuno visa identificar alunos da rede municipal com daltonismo

O vereador Rodrigo Sacuno (PSD), apresentou para apreciação dos demais companheiros de parlamento na sessão ordinária do dia 08 de junho, um Projeto de Lei de nº 52 de 02 de junho/2021, que propõe que a administração municipal através da Geráncia de Educação á proporcionar aos alunos matriculados na rede pública municipal de ensino, a realização do teste de cores Ishihara, visando o diagnóstico de daltonismo e o grau em que ele está afetando a percepção das cores. Essa dificuldade de enxergar diferentes tonalidades é chamada de daltonismo e, para diagnosticá-la, é preciso realizar o Teste de Cores Ishihara. Esse exame foi desenvolvido pelo oftalmologista japonás Dr. Shinobu Ishihara em 1917 e até a atualidade é utilizado para detectar o daltonismo.

O vereador propõe que o exame seja realizado anualmente em todos os alunos matriculados. Os casos que forem diagnosticados daltonismo, a dificuldade de diferenciar as cores, deverão ser encaminhados para tratamento adequado.

O vereador Rodrigo destaca que o daltonismo, afeta milhares de pessoas em todo mundo, í s vezes o grau é tão leve, que algumas pessoas nem percebem que tem tal patologia, mesmo sendo relativamente fácil seu diagnostico.

“E é com esse intuito que apresento o projeto de lei, que tem por objeto instituir no âmbito do municí­pio de Naviraí­, a obrigatoriedade do teste de cores Ishihara nos alunos da rede pública municipal de ensino. De acordo com especialistas não há cura para o daltonismo, e a criança daltônica precisa aprender desde muito cedo a conviver com essa deficiáncia visual, pois não é aceitável descobrirem que possuem algum grau de daltonismo somente na idade adulta”. Comenta o vereador.

Fonte: Assessoria de Imprensa

2021-06-09 09:52:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.