20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

UEMS/Mundo Novo tem projeto de R$ 674 mil aprovado no edital MS Carbono Neutro

Fotos: Assessoria UEMSA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Mundo Novo, teve R$ 674 mil aprovados para o projeto “Indicadores de Redução de Gases de Efeito Estufa na Purificação de Biogás no Estado de Mato Grosso do Sul”, na Chamada da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciáncia e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) n° 18/2021 – MS Carbono Neutro. 

O projeto, que será coordenado pelo professor Dr. Leandro Fleck, obteve nota final de 9,70 e garantiu a maior pontuação dentre todas as propostas aprovadas, além disso teve o segundo maior recurso financeiro obtido, entre os onze projetos aceitos. 

O edital teve como objetivo selecionar e apoiar projetos de pesquisa e inovação que contribuam efetivamente para a neutralização das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no Estado de Mato Grosso do Sul, a serem executados em parceria entre Instituições de Ciáncia e Tecnologia (ICTs) e Empresas que executam atividades de Pesquisa em Ciáncia, Tecnologia e Inovação (CT&I), sediadas no Estado de Mato Grosso do Sul.

Externamente, o projeto contará com o apoio da empresa AgriSoluções Comércio Atacadista de Insumos Agrí­colas Ltda, sediada em Mundo Novo-MS e representada pelos sócios-diretores Eng. Agr. Bruno Aparecido Fronk e Eng. Agr. Thiago Martins dos Santos, o que representa uma parceria público privada inédita na região. 

;"

A aprovação no Edital Carbono Neutro garante recursos em estruturação laboratorial e formação de recursos humanos capacitados, alavacando o MS em cenário nacional na área (crédito das fotos: Selene Castilho)

A execução do projeto está diretamente alinhada í s principais polí­ticas públicas estaduais para gestão ambiental, dentre as quais, o Plano Estado Carbono Neutro em 2030, apresentado pelo Estado de Mato Grosso do Sul na 26ª Conferáncia das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26) e o Mapa Estratégico de Mato Grosso do Sul, que consiste em um Instrumento da Gestão que orienta a Gestão para Resultados no Estado. As ações desenvolvidas fornecerão ao Mato Grosso do Sul métricas que comprovam a adesão e comprometimento com as campanhas “Race to Zero” e “Under2° Coalition”, no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (CQNUMC/UNFCCC), conforme previsto pelo Decreto n° 15.741, de 3 de agosto de 2021.

Para o prof. Dr. Leandro Fleck, a proposta aprovada evidencia e concretiza a importância da UEMS para a efetivação dos benefí­cios sociais das polí­ticas públicas estaduais. “Estamos vivendo um cenário que orienta para ações pontuais e efetivas na redução da emissão de gases de efeito estufa. Precisamos criar indicadores com embasamento cientí­fico que norteiam corretamente as ações empresariais e estaduais a curto, médio e longo prazo. Para nós, pesquisadores da UEMS, contemplarmos a propostas aprovada, resulta em um sentimento de comprometimento e responsabilidade, em que temos ciáncia de que nossas ações não se restringem a formação de profissionais capacitados ao mercado de trabalho, mas também em sermos constantemente uma universidade promotora de entregas cientí­ficas e sociais de grande relevância”, destaca Fleck. 

Confira a lista de projetos aprovados em: https://www.fundect.ms.gov.br/wp-content/uploads/2021/12/06-RESULTADO-FINAL-CARBONO-NEUTRO.pdf 

Fonte: Assessoria UEMS

2022-01-12 09:31:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.