29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Prefeito de Mundo Novo quer fechar fronteira aos vizinhos paraguaios

O prefeito de Mundo Novo, cidade sul-mato-grossense na fronteira com o Paraguai, quer impedir a entrada de cidadãos paraguaios ao municí­pio de 16,5 mil habitantes localizado na região sul do Estado. A medida, segundo Valdomiro Brischiliari, o Valdomiro Sobrinho (PL), é para enfrentar a emergáncia de saúde pública em decorráncia do novo coronaví­rus.

Em ofí­cio encaminhado ao deputado federal Fábio Trad (PSD), Valdomiro Sobrinho afirma que o pedido contribuiria com as medidas adotadas pela administração municipal para conter a disseminação do Covid-19.

Ele cita no documento que a fronteira já está fechada para os brasileiros. “Solicitamos a imprescindí­vel mediação de vossa exceláncia junto aos órgãos federais competentes para, igualmente, viabilizar para os paraguaios o fechamento dessa referida fronteira”, afirma o prefeito.

Desde ontem, o Paraguai está em estado de emergáncia sanitária. Entre as medidas adotadas pelo governo de Mario Abdo Bení­tez estão fechamento das fronteiras, proibição da entrada de estrangeiros a partir de amanhã até o dia 31 deste más e “toque de recolher” nas ruas de todas as cidades paraguaias de 20h até 4h da madrugada.

Em Salto Del Guairá, cidade vizinha de Mundo Novo, o Exército paraguaio instalou barreira para restringir a entrada de pessoas vindas do lado brasileiro. De acordo com o jornal ABC Color, inicialmente apenas pessoas com até 37 graus de temperatura corporal podiam passar. Como os soldados tinham apenas um termômetro, uma longa fila se formou na barreira. Hoje o bloqueio passou a ser total.

Fonte: Helio de Freitas/ Campo Grande News

2020-03-18 08:37:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.