17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

PMA de Mundo Novo resgata cutia ferida depois de ser atacada por cachorros e animal aborta dois filhotes

Fotos: DivulgaçãoUma mulher de 46 anos, telefonou no sábado (13) í s 10h00, para a Polí­cia Militar Ambiental de Mundo Novo, para que fizesse o resgate de um animal silvestre da espécie Dasyprocta punctata, conhecido como cutia, que estava sendo atacado por cachorros, em sua chácara localizada nas proximidades da cidade.

A equipe da PMA foi rapidamente ao local e conseguiu resgatar o animal, uma fámea adulta. A cutia apresentava vários ferimentos, especialmente na parte abdominal. Enquanto os Policiais levavam o animal para atendimento médico veterinário, ele abortou dois filhotes, os quais já estavam mortos. Assim que o veterinário estabilize a saúde do roedor, ele será encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), da fazenda Green Farm CO2 Free, localizada no municí­pio de Itaquiraí­, a qual possui estrutura adequada para recebimento de animais silvestres.

Os animais entregues í  fazenda, o CRAS da Capital já toma conhecimento e recebe todas as informações do estado de saúde, passadas pelos veterinários da Fazenda que cuidam dos bichos. A decisão sobre os bichos compete ao CRAS de Campo Grande, especialmente sobre a reintrodução na natureza.

A Polí­cia Militar Ambiental encaminha í  fazenda Green Farm CO2 Free os animais que são apreendidos e capturados naquela região próxima í  fazenda, tendo em vista a racionalização de recursos e a não necessidade de movimentação para o CRAS, na Capital. A fazenda que trabalha com questões ambientais relativas a neutralização voluntária de carbono e educação ambiental, possui estrutura especializada de Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Essa parceria da fazenda conservacionista com a PMA e o CRAS de Campo Grande é fundamental para racionalização de recurso e minimização de estresse aos animais resgatados, ao reduzir a distância de deslocamento, mas também para a fiscalização, tendo em vista, que devido í  proximidade para levar os animais, as equipes não são retiradas de sua atividade fim de fiscalização preventiva, em deslocamentos para trazer animais para Campo Grande, que é muito distante da região.

Fonte: Assessoria PMA

2021-11-15 23:17:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.