13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Mundo Novo e mais seis cidades receberão curso sobre Processamento da Carne de Peixe

Foto: DivulgaçãoA dificuldade de separar as espinhas da carne faz com que algumas pessoas pensem duas vezes antes de comer esta proteí­na. Mas estamos aqui para mudar isso! Na semana de maior consumo de peixe, vamos desvendar o segredo para vocá comer sem medo de ser feliz. 

“Para esta tarefa, vocá vai precisar apenas de uma faca bem afiada e de atenção. Abra o peixe do lado oposto da barriga, passando a lâmina de ponta a ponta até que as espinhas e os ossos sejam separados. O mesmo procedimento deverá ser feito com a outra parte do peixe, da cabeça até o rabo”, explica o instrutor, Francisco Ferreira de Souza. 

Outra forma é abrir o peixe de ponta a ponta e “recortar” as espinhas, uma a uma, até separar totalmente a carne da estrutura óssea. 

Após este procedimento, o filé de peixe estará pronto para receitas ao molho, petiscos, bolinhos e croquetes. A pele do peixe ou couro também pode ser separada da carne e com ela é possí­vel preparar pururuca. E a carcaça é o ingrediente principal no preparo de caldos. 

Sabia que também é possí­vel defumar o peixe inteiro ou rechear? Basta retirar a cabeça e o rabo e realizar a limpeza, retirando as ví­sceras do animal e lavando bem. 

Tudo isso vocá aprende no Curso Processamento da Carne de Peixe que ensina também sobre conservação da proteí­na, limpeza, técnicas de preparos, processos de armazenamento e comercialização. 

Para os meses de abril e maio tem agenda desta capacitação nos municí­pios de Guia Lopes da Laguna, Aquidauana, Trás Lagoas, Mundo Novo, Camapuã, Itaporã e Nioaque. Acesse senarms.org.br e saiba mais. 

E para os fãs de hambúrguer, tem a opção do “FishiBurger”. A gente dá um spoiler do curso e te ensina como preparar. 

Ingredientes:
1 Quilo de carne de peixe moí­da
1 Sachá de creme de cebola
1 Cebola Picada
4 col. de amido de milho
Temperos: Sal, Alho, Pimenta e Cheiro-Verde

Preparo:
Misture todos os ingredientes, faça bolinhas e amasse até dar o formato circular de um hamburger. Na montagem do lanche a dica é acrescentar salada, molhos, fica muito bem acompanhado com salada, molhos e outros itens.

Fonte: Ellen Albuquerque/ Famasul

2022-04-14 09:12:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.