19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Governo de Mundo Novo aguarda encontro da Assomasul com Governo do Estado para tentar reverter decreto

O prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Sobrinho, se reuniu na manhã desta quinta-feira (25) com a vice-prefeita, vereadores, secretários municipais e assessorias jurí­dicas (Executivo e Legislativo) para avaliar o novo decreto estadual que determina o fechamento do comércio a partir desta sexta-feira (26) até o dia 04 de abril. 

Em conversa com o presidente da Assomasul (Associação dos Municí­pios do Mato Grosso do Sul), Valdir Júnior, o mesmo informou que a entidade está tentando uma reunião no perí­odo da tarde com o Governo do Estado para uma possí­vel revisão do decreto 15.638, publicado ontem (quarta-feira). Confira o novo decreto estadual clicando aqui.

A avaliação do prefeito Valdomiro e de vários outros prefeitos é que a situação dos municí­pios que não estão com a bandeira cinza (extremo grau) não deve ser equiparada a quem está com as demais bandeiras. 

O Boletim Prosseguir, do Governo do Estado, lançado nesta quarta (24) aponta quatro municí­pios com a bandeira cinza: Campo Grande, Costa Rica, Bela Vista e Aral Moreira. Quarenta e oito estão com a bandeira vermelha (alto grau), incluindo Mundo Novo. Vinte e quatro estão na cor laranja (médio grau) e trás na amarela (tolerável). Nenhum está na verde (baixo grau).    

Além do decreto estadual, o Ministério Público Estadual aponta para a obediáncia do decreto, que aponta no seu artigo 9º: “O disposto neste Decreto não impede que os municí­pios adotem medidas restritivas mais rí­gidas, de acordo com a situação epidemiológica verificada e as particularidades locais”.     

Desta feita o prefeito aguarda a reunião da Assomasul, pois o decreto estadual aponta que os municí­pios não podem tomar medidas mais brandas, apenas mais rí­gidas. 

“Pessoalmente não concordo com fechamento do comércio, mas seguindo recomendação da Assomasul estamos esperando a reunião da entidade com o Estado”, resumiu o prefeito Valdomiro.

Fonte: Jandaia Caetano/Semcos 

2021-03-26 10:37:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.