19.8 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Biolabore desenvolve projeto de fruticultura com produtores de Mundo Novo

A assistáncia é prestada pelo engenheiro agrônomo da Biolabore, Darlan Souza Flauzino – Foto: Carina Yano/Semcos

Um trabalho desenvolvido em parceria pela Cooperativa de Trabalho e Assistáncia Técnica do Paraná (Biolabore), com a Prefeitura de Mundo Novo (MS), por intermédio de contrato com a Itaipu Binacional, no Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, proporciona a diversificação de cultura, incremento na renda e estí­mulo í  fruticultura em Mundo Novo. Atualmente, por intermédio deste projeto são atendidos 24 produtores no municí­pio.

A assistáncia é prestada pelo engenheiro agrônomo da Biolabore, Darlan Souza Flauzino e tem o abacaxi e o maracujá como as principais frutí­feras de implantação. “A maioria são hortifrutigranjeiros e a fruticultura pode representar mais renda e diversificação de cultura”, ressalta Flauzino.

O secretário de agricultura de Mundo Novo, Geraldo Lopes, observa que, atualmente as frutas consumidas no municí­pio são provenientes, principalmente de outros estados. “Futuramente podemos ter uma grande produção, sendo possí­vel atender aos mercados locais”, ressalta.

Atualmente há a segunda fase do projeto com a formação da planta. No caso do maracujá há o trabalho de condução. A terceira etapa contemplará a produção, conforme Darlan Flauzino.

ADAPTABILIDADE – Apesar de seu iní­cio de desenvolvimento, segundo o engenheiro agrônomo, há uma boa aceitação da proposta de fruticultura, com apoio da Administração Municipal de Mundo Novo. A cultura também está demonstrando boa adaptabilidade ao clima da região o que gera uma expectativa positiva quanto a produtividade.

PROJETO PILOTO – O projeto piloto, iniciou em março de 2021 com a produção das mudas, com apoio da secretaria de Meio Ambiente e do engenheiro agrônomo que prestava o serviço na época em Mundo Novo pela Biolabore, Paulo Cesar.

Fonte: Jornal do Oeste

2021-10-06 05:34:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.