32.8 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Avenida Rio Branco e Travessa Amapá receberam asfalto e conclusão da obra será com meio-fio e boca de lobo

Na última sexta-feira (14) a Santa Engenharia, empresa que venceu a licitação de R$ 1.855.000,00, concluiu a pavimentação asfáltica do projeto. Foram mais cinco quadras de asfalto na Avenida Rio Branco e mais uma na Travessa Amapá (continuidade da Avenida Dom Pedro I). 

Anteriormente, a obra já havia levado pavimento para duas quadras na Rua Juscelino Brás e para mais trás travessas no Universitário: Maria da Glória Rodriguez, Messias Ramos e Alcides Gonçalves Pereira.   

São 11 quadras pavimentadas e mais oito ruas beneficiadas com o “limpa roda” – quando uma parte do pavimento fecha a esquina (ruas Maria dos Anjos, João Cunha Bueno, Vilarino Jorge, José Maria Lopes, José Mesquita, Capitão Olinto Marques de Freitas, Bento José Muniz e Maria de Lourdes).

Gilson Feliciano (Alemão), encarregado da obra, citou que faltam apenas o término do meio-fio e a construção de oito bocas de lobo. 

Dezenas de bocas, triplas e duplas, foram feitas em várias ruas do bairro Fleck. A Galeria do bairro foi toda restaurada, com apoio de um processo de drenagem que contabilizou centenas de tubos com um metro de diâmetro. 

O prefeito Valdomiro Sobrinho esteve no local e comentou: “Este não era um problema recente. Há muito tempo uma situação ruim era uma realidade. Conseguir terminar esta obra, com ajuda do Governo do Estado, é uma benção muito grande”, explicou o prefeito. 

HISTí“RIA

Em 2014/2015 a prefeitura do municí­pio pavimentou esta parte da Avenida Rio Branco. Sem a drenagem correta, o pavimento foi todo perdido e o local voltou a sofrer com a voçoroca (em tupi-guarani significa buraco grande) – buracos de erosão causados pela chuva. 

A empresa que venceu a licitação C&C Construtora Ltda, de Amambai, decretou faláncia e o municí­pio não conseguiu reaver o dinheiro investido. 

Bill, morador do bairro, citou: “Este local era conhecido como buracão. Cobramos muito na rede social, mas só temos a agradecer ao prefeito Valdomiro pela obra”.

Com casas sendo inundadas logo no iní­cio da administração 2017/2020, a Rio Branco se tornou notí­cia estadual. Matérias na TV Morena (Rede Globo) e dezenas de ví­deos nas redes sociais, e meios de comunicação, em dias de chuva se tornaram prioridade para se resolver.

Em várias ocasiões o Governo Municipal agiu com medidas paliativas para a trafegabilidade e o socorro as famí­lias. Ações em todos os perí­odos, inclusive na madrugada, sustentaram a situação até a chegada da solução definitiva.  

O prefeito Valdomiro e os vereadores decidiram pela obra junto ao Governo do Estado, dentro do programa Governo Presente. A obra começou em agosto do ano passado e tinha previsão de término em fevereiro. Alemão, encarregado da obra afirmou que o serviço foi mais difí­cil do que pensavam.  Foram 8,3 mil m² de novo pavimento para onze quadras.  

Fonte: Jandaia Caetano/Semcos

2021-05-17 15:57:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.