26.5 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Prefeito Bispo inaugurou Polo da SESAI na aldeia Porto Lindo

Na tarde do dia (17/05), o prefeito de Japorã Vanderlei Bispo inaugurou oficialmente o Polo Base da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indí­gena) na Aldeia Porto Lindo. A instalação do Polo dentro da Aldeia era um sonho antigo da comunidade indí­gena que começou a ser discutido no iní­cio do primeiro mandato do Prefeito Bispo, em 2013, com o apoio de vereadores, secretários e lideranças indí­genas, que não desistiram e após 6 anos comemoram a conquista.

Essa luta vinha se arrastando há seis anos – a transferáncia do Polo da SESAI – do municí­pio de Iguatemi para dentro da Aldeia, passando a atender no próprio território indí­gena, os mais de cinco mil í­ndios da comunidade. A mudança do polo da SESAI de Iguatemi para dentro da Aldeia foi uma luta iniciada pelo prefeito Vanderlei Bispo tão logo que tomou posse, ainda no primeiro mandato, contando com apoio das lideranças indí­genas e polí­ticas. Mas a resistáncia sempre foi grande, e segundo Bispo “inexplicável, porque os indí­genas vivem na aldeia, e o atendimento pelos profissionais tem que acontecer tudo dentro da aldeia. Foi uma luta árdua, muitas viagens a Campo Grande, dezenas de reuniões, muita pressão, mas a vitória veio na tarde desta sexta-feira (17/05), onde o polo foi oficialmente instalado na aldeia, e será oferecido todo o suporte, como ambulância, investimentos no posto e vamos licitar um raio-x para o melhor atendimento dos profissionais junto aos indí­genas”, disse Bispo.

Participaram do ato, o coordenador da Sesai Fernando Souza, o cacique Roberto Carlos, o Chefe do Polo Sesai Carlito, o presidente da Câmara Paulo Cesar Franjotti Franjotti, o assessor do Governo de MS José Gomes Goulart (Casé), os vereadores Adelina Amaurilio, Rogerio Dias, Joaquim Adiala, Carlos Salvador, os secretários Municipais Carlos Damaceno (Agricultura), João Indiana (Infraestrutura), Nivaldo Dias Lima (Educação), Veridiana Barbosa da Silva (Saúde), Daiane Vilharva (Assistáncia Social), João Bucioli De Souza (Administração), Marli Ferrari (Finanças), Milton Pereira (Esporte) e Luciana Bento (Controladoria), o assessor Especial Gabriel Klasmann, o assessor Marcelo Ally, representando o Senador Nelsinho Trad, além de servidores municipais, lideranças indí­genas e representantes da sociedade.

Fonte: O Liberal

2019-05-20 08:31:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.