16.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Japorã pretende vacinar pessoas de 30 anos a partir deste sábado

O municí­pio de Japorã pretende abrir a vacinação contra Covid-19 para pessoas de 30 anos sem comorbidade a partir deste sábado (5).

A cidade é a mais avançada no Estado na imunização contra o ví­rus. Desde sábado (29), pessoas entre 35 e 44 anos estão recebendo a 1ª dose do imunizante.

De acordo com o titular da pasta de saúde, Fabio Carlos Emborana, as doses já estão disponí­veis para quem tem entre 35 e 44 anos de idade nas unidades de saúde e também no distrito de Jacareí­.

“Vamos dar iní­cio a vacinação de pessoas de 30 anos ainda nesta semana, estamos aguardando a chegada de novas doses da vacina que devem chegar em breve, abrimos para a faixa etária de 35 anos ou mais no sábado”, esclareceu ao Correio do Estado.

Conforme a prefeitura, os trabalhos são para acelerar o ritmo de vacinação. Dessa forma, foi realizado plantão durante o fim de semana, que imunizou 146 pessoas na faixa etária, além de trabalhadores de indústrias, que estão no grupo prioritário.

Conforme o Programa de Saúde e Segurança da Economia (Prosseguir), o municí­pio está na bandeira laranja, que é considerado o grau médio para possibilidade de contaminação da Covid-19.

A cidade com 9.243 habitantes, registrou cinco mortes desde o iní­cio da pandemia e 170 casos confirmados. Fabio Emborana destaca que a vacinação é o único caminho para vencermos a crise de saúde.

“Sabemos da importância de vacinar a nossa população, só assim poderemos reduzir o número de internações, casos confirmados e óbitos. As pessoas estão procurando os postos de imunização, logo teremos todos vacinados”, ressaltou.

De acordo com os dados do Vacinômetro, Japorã aplicou 6.976 doses da vacina contra o coronaví­rus: 4.053 para primeira dose e 2.923 para segunda dose. O municí­pio recebeu total de 7.054 doses e já vacinou 101,43% do público-alvo da primeira fase.

Mesmo com o avanço da vacinação, o prefeito Paulo Franjotti, pede a população que continuem se cuidando, e que não recusem a vacina.

Na última semana, a proposta feita pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e apresentada ao Ministério da Saúde permitiu que municí­pios se vacinem por faixa etária abaixo dos 59 anos.

 Fonte: Rafael Moreira/ Correio do Estado

2021-06-02 08:12:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.