23.1 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Japorã imuniza contra a covid-19 faixa etária a partir dos 25 anos

Os municí­pios de Mato Grosso do Sul já aplicaram 1.189.318 doses da vacina contra a covid-19, o que corresponde a 33,53% da população e 15,12% já tomaram a segunda dose, sendo que 34 cidades já estão vacinando pessoas com menos de 50 anos. A cidade de Japorã, inclusive avança com vacinação de pessoas a partir de 25 anos.

O Presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS/MS) Rogério Leite afirma que a aprovação, do pedido ao Ministério da Saúde para o avanço da imunização por faixa etária foi fundamental.

;As cidades de MS são unânimes quando se fala do avanço da vacinação por faixa etária, facilitou muito o trabalho de todos que estão na ponta, assim todas as classes trabalhadoras são atingidas, e não há escolha entre determinados grupos. Claro que o quantitativo de doses recebido é fundamental, mas agora há um respaldo legal e técnico que todos são obrigados a seguir.;

Japorã, que possui quase 10 mil habitantes, está imunizando pessoas a partir de 25 anos, sem comorbidades, como conta o Secretário de Saúde do municí­pio, Fábio Emborana. ;Atribuí­mos o avanço ao fato que a estimativa real da população sempre foi abaixo da estimativa do IBGE, e das doses remanejadas da comunidade indí­gena. O municí­pio finalizou todos os grupos previstos no Plano Nacional de Operacionalização-PNO, e terminados os grupos, começamos vacinar por idade.;

Para o presidente do Conselho, não são todos os municí­pios que conseguem avançar igual, Campo Grande, por exemplo, possui mais de 40 mil industriais, enquanto há municí­pios menores não possuem nem 100. Para ele, a diferença das caracterí­sticas populacionais faz com que haja diferenças entre as cidades de MS. ;Mas o importante é que todos sigam o PNO e que avancem igualitariamente”, complementa o Presidente do Conselho, Rogério Leite.

Fonte: Top Mí­dia News

2021-06-09 07:35:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.