Sucesso total o 1º Governo Municipal Itinerante realizado no Santa Rosa

Fotos: Guiomar Biondo

Foi sucesso total a primeira edição do Governo Municipal Itinerante realizado na última sexta-feira (29), no assentamento Santa Rosa (antiga escola municipal). A abertura oficial do evento foi feita pelo prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB). Ele destacou a importância do projeto inédito, pois, visa aproximar a Administração da população e, sobretudo, levar os serviços públicos para dentro das comunidades mais distantes.

Prestigiaram a abertura, o Defensor Público Dr. Vinícius Fernandes Cherem Curi, os vereadores Édino Carlos Souza, Diuquéblea Inês da Silva Ismail, Antônio Francisco da Silva - Zuza, Joel José Cardoso, Carlos Alberto Prado - Careca, o gerente da agência do Banco do Brasil de Itaquiraí, Vanderlei Pinheiro Cavalcante, e o representante da cooperativa de crédito Sicredi, Leandro Gubert. Os presidentes de associações de assentamentos rurais, Paulo Doé (Associação 8 de Março), Avarildo Rodrigues (Associação Diamante Verde), Ivo Antônio de Sousa - Garrincha (Associação Grupo Araguaia), coordenador local da Agraer, Adriano Schuffner, secretários municipais, agricultores familiares e alunos das escolas da região.

Logo após a abertura e entregas de lembranças às mulheres pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher, iniciaram os atendimentos das secretarias instaladas no local. Destaque para a Casa do Trabalhador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico que fez 123 atendimentos, sendo 34 carteiras de identificação (RGs), 05 carteiras de trabalho e 84 cadastros do trabalhador para posterior entrevista de emprego. No Gabinete do Prefeito, o prefeito Ricardo Fávaro fez diversos atendimentos cumprindo audiências agendadas anteriormente.

As secretarias de, Meio Ambiente, em parceria com a Fazenda Green Farm, fez a entrega de mudas de plantas nativas e frutíferas aos produtores cadastrados, visando realizar reflorestamentos em áreas degradadas, nascentes e mata ciliar; de Agricultura e Pecuária fez atendimentos gerais aos agricultores familiares para acesso ao SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos); de Assistência Social, que além de realizar os atendimentos voltados à inclusão social, instalou na quadra coberta os brinquedos infláveis, fazendo a festa da criançada, envolvendo também adultos que participaram ativamente das brincadeiras. Numa iniciativa da secretaria de Administração e de Finanças, aconteceu a distribuição de pipocas e balas. Toda estas ações proporcionaram lazer, entretenimento e um dia de total alegria para crianças que compareceram ao Governo Itinerante.

Durante a semana, a Secretaria de Obras realizou amplo trabalho de manutenção das estradas vicinais, com serviços de nivelamento, abertura de caixas secas e eliminação total de trechos de atoleiros, deixando as estradas do Santa Rosa em total condições de tráfego seguro. Outra ação, desta vez voltada exclusivamente ao público masculino, foi o corte de cabelo, onde aproximadamente 20 pessoas foram atendidas com cortes social e moderno, feitas pelo cabeleireiro Fernando Camargo. A Junta de Serviço Militar realizou 10 alistamentos e um CDI (Certificado de Dispensa de Incorporação). No fim da tarde, o Balança Itaquiraí Rural teve como instrutura a professora Aline Rudnick, agradando as participantes das aulas de ginástica. Encerrando o 1º Governo Municipal Itinerante, a Fundação de Cultura de Itaquiraí e o Departamento Municipal de Comunicação realizaram a apresentação do filme Dois Filhos de Francisco, inaugurando oficialmente o projeto Cinema Itinerante. A sétima arte foi prestigiada por mais de 100 expectadores que em silêncio total se emocionaram com a história real vivida pela família da dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano, e como os irmãos chegaram ao estrelato da música nacional.

"Fizemos a avaliação do 1º Governo Itinerante e constatamos que atingiu as nossas expectativas. Aliás, até superou algumas projeções que fizemos. Portanto, todos que participaram estão de parabéns, principalmente, as pessoas que foram atendidas e contempladas por esta ação. O projeto continua e, no próximo dia 26 de abril, levaremos a estrutura da Prefeitura para o Assentamento Sul Bonito onde teremos a segunda edição do projeto Governo Municipal Itinerante", anuncia o prefeito Ricardo Fávaro.



(Roney Minella)


Mais fotos