Ricardo Fávaro assina convênio que garante 100% de esgoto para Itaquiraí

Prefeito Ricardo Fávaro Neto ao assinar novo contrato de concessão com a Sanesul. (Fotos: Roney Minella)

O prefeito Ricardo Fávaro Neto (PSDB), assinou na manhã desta quinta-feira (01-08), Lei Municipal que garantirá investimentos superiores a R$ 21 milhões na implantação de todo o sistema de captação e tratamento do esgoto domiciliar em 100 por cento da cidade de Itaquiraí, num prazo de 10 anos.

Para garantir esses futuros investimentos, o Executivo enviou ao Poder Legislativo, projeto de lei que trata da renovação de concessão à Sanesul, regulamentando a organização, planejamento, regulação e fiscalização dos serviços de saneamento básico, integrados pelas infraestruturas, instalações operacionais e serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Itaquiraí. O projeto foi previamente analisado e aprovado pelos vereadores, sob a presidência do vereador Varley Fávaro (PSDB).

Apresentação de parte dos investimentos a serem feitos pela Sanesul garantiu nova concessão

“Sancionamos a Lei Municipal 698, de 1º de agosto de 2019, confirmando a autorização de nova concessão para a Sanesul, por um período de 30 anos. Realmente, um dos maiores objetivos desta nova lei é o novo contrato com a Sanesul que vai resultar em investimentos na melhoria da qualidade de vida dos moradores de Itaquiraí. A principal meta é a implantação da rede de esgoto em toda a cidade, no centro e bairros da periferia. Neste acordo, estas obras, com instalação da rede com ligações domiciliares e construção da Estação de Tratamento de Esgoto, proporcionarão a universalização da captação e tratamento do esgoto domiciliar em Itaquiraí”, destaca o prefeito Ricardo Fávaro.

De acordo com a proposta apresentada pela Sanesul, a nova concessão, sobretudo, garante também a ampliação das redes de água, novas ligações domiciliares, melhorias no sistema de captação e distribuição, enfim, todas as execuções necessárias para levar água potável a toda população itaquiraense.

“Temos a garantia de que serão realizados todos os investimentos solicitados pelo próprio Executivo, além de obras de modernização do saneamento básico sendo executadas por iniciativa da Sanesul em consonância com o desenvolvimento da cidade”, observa o prefeito. “Cada real investido em saneamento básico economizamos cinco reais em saúde pública, e o importante é que acabamos de encaminhar os procedimentos para tornar realidade o nosso sonho de tornar cem por cento da cidade de Itaquiraí atendida com a rede de esgoto, uma de nossas metas para melhorar a qualidade de vida das famílias de itaquiraienses”, finaliza o prefeito de Itaquiraí.

Prefeito Ricardo e secretários conheceram detalhes dos investimentos a médio e longo prazo que serão feitos pela Sanesul em Itaquiraí

Fonte: Roney Minella / Assessoria