22.7 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Workshop vai discutir infraestrutura e desenvolvimento da região de fronteira em MS

As cidades do Cone Sul que participarão são: Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí­, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí­, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru

Foto: Assessoria Prefeitura de Ponta Porã

Beatricce Bruno, Casa Civil

O Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Defesa e Assomasul (Associação dos Municí­pios de Mato Grosso do Sul), promove nesta semana o 1° Workshop Programa Calha Norte. O evento é direcionado para prefeitos, governadores e gestores do setor público que querem viabilizar convánios que garantem recursos federais para a infraestrutura e compra de equipamentos na região de fronteira do Estado. O evento começa na quarta-feira (3).

Neste escopo, 44 cidades de Mato Grosso do Sul que estão localizadas no limite de 150 quilômetros das fronteiras do Estado estão habilitadas, assim como o Governo Estadual. O objetivo do plano é promover a ocupação e dar o desenvolvimento ordenado aos municí­pios que integram a área de atuação do Ministério da Defesa, respeitando as caracterí­sticas regionais, as diferenças culturais e o meio ambiente, em harmonia com os interesses nacionais, a proteção do território e a soberania nacional.

Os recursos empregados são fontes de emendas parlamentares que devem atender projetos de infraestrutura nas áreas de defesa, educação, esporte, segurança pública, saúde, assistáncia social, transportes e desenvolvimento econômico, assim como a sustentabilidade, eixos que vão de encontro com as diretrizes traçadas pela atual gestão estadual. Para este ano, ainda é possí­vel realizar convánios com o programa, por meio das emendas parlamentares especiais. 

Em Mato Grosso do Sul, o evento será realizado entre os dias 3 e 5 de maio, no auditório da Assomasul. Para participar, os interessados devem fazer suas inscrições até o dia 2 de maio através do link: http://www.cursos.ms.gov.br/EscolaGov/Home/DetalhesEvento/1928.

Participam da abertura do programa, o governador Eduardo Riedel, o diretor do departamento do Programa Calha Norte e General da Divisão R1, Ubiratan Poty, secretário de Estado e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina, e o presidente da Assomasul, Valdir Couto de Souza Júnior, prefeito de Nioaque.   

O que é o Programa Calha Norte?

Criado em 1985 e integrado ao Ministério da Defesa desde 1999, o Programa Calha Norte (PCN) tem a missão de contribuir para a manutenção da soberania nacional, a integridade territorial e a promoção do desenvolvimento ordenado e sustentável na sua área de atuação.

Ao longo dos mais de 34 anos de existáncia, já está presente em 442 municí­pios, distribuí­dos em dez estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ao todo, são 5.986.784 km 2): 70,30% do Brasil.

O Estado de Roraima que já tem convánios por meio do programa já tem 39 obras sendo executadas com investimentos da ordem de R$ 340 milhões. 

Cidades sul-mato-grossenses habilitadas

Amambai; Dourados; Miranda; Anastácio; Eldorado; Mundo Novo; Antônio João;  Fátima do Sul; Naviraí­; Aquidauana; Glória de Dourados; Nioaque; Aral Moreira; Guia Lopes da Laguna; Novo Horizonte do Sul; Bela Vista; Iguatemi; Paranhos; Bodoquena; Itaporã; Ponta Porã; Bonito; Itaquiraí­; Porto Murtinho; Caarapó; Japorã; Rio Brilhante; Caracol; Jardim; Sete Quedas; Coronel Sapucaia; Jateí­; Sidrolândia; Corumbá;. Juti; Tacuru; Deodápolis; Ladário; Taquarussu; Dois Irmãos do Buriti; Laguna Carapã; Vicentina; Douradina; e Maracaju.

Serviço: Abertura do “Workshop Programa Calha Norte;, entre os dias 3 e 5 de maio de 2023.

Data:  dia 3 de maio
Horário: 8h
Local: Auditório da Assomasul Rua Eduardo Elias Zahran, 3197 – Campo Grande – MS
Inscrição:  http://www.cursos.ms.gov.br/EscolaGov/Home/DetalhesEvento/1928.
Mais informações: Escolagov 67 3321.6100 – www.cursos.ms.gov.br

Acesse aqui a programação completa.

2023-05-02 09:59:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.