29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Vestibular UEMS 2021: Candidatos poderão concorrer a vagas em qualquer Unidade Universitária

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) prossegue com as inscrições abertas para o Processo Seletivo Vestibular (PSV) até o próximo dia 24 de janeiro. As inscrições devem ser realizadas diretamente pelo site da Fundação de Apoio í  Pesquisa, ao Ensino e í  Cultura (FAPEC), por meio DESTE LINK . í‰ importante ressaltar que os candidatos poderão concorrer a cursos de qualquer uma das Unidades Universitárias da UEMS. São 1.101 vagas em 54 diferentes cursos de Graduação (confira a Tabela dos Cursos AQUI).

Com o objetivo de facilitar a vida dos inscritos e ampliar a participação dos vestibulandos, a UEMS garante a oportunidade dos candidatos de prestar provas em 17 municí­pios no Estado. Além das 15 cidades que tám Unidades Universitárias da UEMS (Amambai, Aquidauana, Cassilândia, Campo Grande, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí­, Nova Andradina, Paranaí­ba e Ponta Porã), as provas também ocorrerão em Corumbá e Trás Lagoas.

A vantagem é que o candidato poderá escolher o curso de qualquer Unidade Universitária. Exemplo: se o candidato mora em Dourados e quer cursar Medicina na UEMS de Campo Grande, ele prestará provas no municí­pio que reside para o curso da UEMS da Capital. Se outro candidato mora em qualquer uma das 17 cidades citadas e quer ingressar em uma das engenharias que a UEMS oferta (Eng. de Alimentos em Naviraí­; ou Eng. Fí­sica ou Eng. Ambiental e Sanitária, ambas em Dourados) ele poderá fazer as provas na unidade da cidade em que mora. Todos os cursos estão abertos a esse procedimento, de licenciaturas ao bacharelado.

Das Inscrições

As inscrições no Vestibular da UEMS tám o custo de R$ 90, a taxa deve ser paga até 25 de janeiro de 2021. í‰ importante observar sempre o horário de funcionamento do sistema bancário. Não serão aceitos pagamentos por transferáncias e/ou por agendamento. O prazo para solicitar isenção de inscrição foi amplamente divulgado e foi encerrado em 22 de dezembro de 2020. O resultado deste processo foi divulgado no dia 22 de dezembro de 2020, no Diário Oficial do Estado (DOE-MS).

A FAPEC reforça também que a inscrição do candidato será efetivada somente após a confirmação, pela Fundação, do pagamento do valor da taxa de inscrição pela rede bancária. 24 horas após o pagamento, o candidato deverá conferir, no endereço eletrônico www.fapec.org/concursos, se os dados da inscrição efetuada pela internet foram recebidos e se a importância do valor da inscrição paga foi reconhecida. Em caso de não efetivação da inscrição, o candidato deverá entrar em contato com a FAPEC, pelos telefones (67) 3345-5910 ou 3345-5915, para verificar o ocorrido.

Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato não pode alterar o curso escolhido.

Para realizar a inscrição o candidato deverá seguir os seguintes passos:

  1. acessar o site org/concursos
  2. selecionar o link ;Inscrições;
  3. clicar no Processo Seletivo Vestibular – UEMS 2021
  4. optar pelo curso desejado
  5. preencher a ficha de inscrição
  6. indicar a categoria de inscrição para a qual vai concorrer: concorrente de graduação ou treineiro
  7. indicar a modalidade de concorráncia da vaga: ampla concorráncia ou vagas reservadas (somente para os candidatos que se inscreverem na categoria concorrente de graduação)
  8. indicar a lí­ngua estrangeira: inglás ou espanhol
  9. optar pelo municí­pio onde deseja realizar a prova: Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí­, Nova Andradina, Paranaí­ba, Ponta Porã e Trás lagoas
  10. solicitar ou não o atendimento diferenciado
  11. concordar com as normas do Processo Seletivo Vestibular – UEMS 2021
  12. confirmar os dados
  13. imprimir o boleto bancário da taxa de inscrição.

Das Provas

 A Prova Objetiva e a Prova de Redação do PSV-UEMS 2021 serão realizadas presencialmente no dia 06 de fevereiro de 2021, das 14h í s 19h, no horário oficial do Mato Grosso do Sul, nos municí­pios de Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí­, Nova Andradina, Paranaí­ba, Ponta Porã e Trás lagoas.

As provas serão presenciais, observando as normas sanitárias estabelecidas pelas autoridades estaduais e municipais e pelo plano de biossegurança da FAPEC e da UEMS, visando í  segurança de todos os envolvidos no certame.

A Prova de Redação, de caráter classificatório e eliminatório, será aplicada para todos os candidatos juntamente com a Prova Objetiva.

Sobre as Vagas

Para o PSV-UEMS 2021, em cumprimento ao disposto na RESOLUí‡íƒO CEPE-UEMS Nº 2.182, de 2 de outubro de 2020, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso dar-se-á por meio de dois sistemas de ingresso:

Por Acesso Universal (Ampla Concorráncia); e

Por Reserva de Vagas em seus cursos:

  • 20% para candidatos ao regime de cotas para Negros (pretos e pardos);
  • 10% para candidatos ao regime de cotas para Indí­genas;
  • 10% para candidatos ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul.

Confira aqui informações como unidade, curso, turno, duração do curso, etc.

Faça a sua inscrição aqui.

Fonte: Eduarda Rosa, UEMS

2021-01-05 08:27:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.