31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vereador Humberto Hasegawa destaca viabilidade de DSEI em Amambai

Preocupado em garantir atendimento de qualidade í  população indí­gena do municí­pio, o vereador Humberto Hasegawa apresentou, em sessão ordinária da Câmara Municipal local, requerimento destinado ao ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, solicitando a possibilidade da criação e instalação de um DSEI (Distrito Sanitário Especial Indí­gena) em Amambai.

Segundo o vereador levantamentos obtidos por ele junto a unidade da SESAI (Secretaria Especial da Saúde Indí­gena) em Amambai indicam que a população indí­genas representam 26,6% da população do municí­pio, com 9.983 habitantes divididos em trás aldeias, a aldeia Amambai, aldeia Limão Verde e aldeia Jaguari.

“Esses dados são do ano passado. Hoje esse í­ndice populacional já é maior”, disse Humberto Hasegawa.

De acordo com o vereador hoje as dificuldades encontradas pelos indí­genas são muitas, desde a falta de conhecimento, até de passagens ou recursos para se alimentarem quando precisam se deslocar por longa distâncias para resolverem seus problemas.

“Com um DSEI aqui em Amambai, além de atender a demanda da população indí­gena local, que é a maior da faixa de fronteira, no Cone Sul do Estado, vai facilitar o atendimento as comunidades indí­genas de vários municí­pios da região”, destacou Hasegawa.

De acordo com o vereador levantamentos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e estatí­stica) indicam que um DSEI em Amambai vai garantir melhor atendimento a aproximadamente 33 mil indí­genas. Além dos mais de 9 mil de Amambai, também seriam beneficiadas as comunidades indí­genas de municí­pios como Coronel Sapucaia, Iguatemi, Paranhos, Tacuru, Sete Quedas, Japorã, Antônio João e Aral Moreira, por exemplo.

Por Vilson Nascimento

2019-06-27 13:03:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.