23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Vazio sanitário no MS se encerra hoje, mas somente 5% dos produtores devem iniciar o plantio da soja

O vazio sanitário no Mato Grosso do Sul se encerra nesta terça-feira (15) com os produtores já autorizados a realizarem o plantio da safra de soja 2020/21. Apesar disso, o inicio dos trabalhos não deve acontecer tão cedo, já que o estado enfrenta um perí­odo de estiagem e ainda aguarda chuvas que deem condições para as atividades.

Segundo o presidente da Aprosoja MS, André Figueiredo, menos de 5% dos produtores do estado devem ter condições de iniciar o plantio ainda em setembro. Os demais vão ter que balancear a data de plantio da soja com a janela para o milho safrinha em 2021. Para isso, a soja precisa estar no solo até o dia 25 de outubro.

Para este ciclo 2020/21, a Aprosoja MS estima um aumento de 7% na área cultivada com soja, passado dos 3,6 milhões de hectares com um crescimento em cima de áreas de pastagem degradadas. Até por isso, a expectativa é para uma média de produtividade menor do que o normal, já que estas novas lavouras devem produzir menos.

A liderança destaca ainda que o produtor do estado está deixando para trás o velho habito de guardar toda a produção e vender quando acha que é uma boa hora e passando a aproveitar melhor os momentos do mercado. “Já entramos com quase metade da próxima safra comercializada e os produtores tiveram bons preços na troca, mas nada perto dos preços de hoje”, diz Dobashi.

Fonte: Guilherme Dorigatti/ Notí­cias Agrí­colas

2020-09-15 08:31:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.