31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Vai pegar a estrada? Confira dicas para quem vai viajar de carro no feriado

Foto: Edemir Rodrigues/ArquivoComunicação Governo de MS

Feriado prolongado é sinônimo de perí­odo propí­cio para viagem com a famí­lia. Porém, antes é preciso que haja planejamento para evitar contratempos e, os que vão sair de casa de carro, tenha cuidados básicos para ficar longe de problemas e acidentes.

Além de estar com a documentação do veí­culo regular, é importante que os condutores mantenham a manutenção do carro, moto ou camionete em dia. í‰ fundamental planejar a viagem buscando evitar, na medida do possí­vel, os horários de maior fluxo de veí­culos e estar atento í s condições mecânicas do veí­culo.

Dirigir cansado ou com sono aumenta o risco do motorista de cometer erros, portanto é recomendável que a cada trás ou quatro horas de viagem, se faça uma pausa para descanso ou o revezamento da direção do veí­culo.

O uso do cinto de segurança e da cadeirinha para crianças é imprescindí­vel – esses equipamentos podem fazer a diferença em caso de acidente. Confira abaixo mais dicas:

Manutenção está em dia

Lembre-se de fazer a manutenção periódica do veí­culo e substituir as peças no tempo correto, mantendo os sistemas alinhados. Isso previne que o carro tenha problemas durante a utilização.

Fluí­dos de freio

Nunca pegue a estrada sem verificar as condições do freio. O fluí­do precisa estar no ní­vel adequado e, se for constatado algum vazamento ou que o ní­vel está baixo, é essencial fazer a reposição do fluí­do imediatamente.

Pneus, os faróis e as setas

Verifique a pressão correta dos pneus e lembre-se de que existe uma calibragem especí­fica para cada marca e modelo. Confira se os faróis e as setas estão funcionando corretamente, para a segurança sua e dos demais condutores.

ígua e ao óleo

Não pegue a estrada sem verificar os ní­veis da água e do óleo do carro. Se identificar marcas de vazamento, faça o reparo antes de iniciar a viagem. O óleo precisa estar no ní­vel correto para que o motor funcione adequadamente. Já a água é a responsável por resfriar o motor e, por isso, deve ser mantida no ní­vel indicado.

Excesso de peso

Leia o manual de instruções do veí­culo para não exceder o peso máximo indicado pela montadora. Quanto mais pesado o carro estiver, mais combustí­vel ele gasta. Além disso, os pneus podem não responder da maneira correta durante as manobras.

2023-04-08 16:01:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.