26.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Uso indevido do cartão do Mais Social pode suspender beneficiário do programa

Foto: Monique AlvesPor suspeita de uso indevido do benefí­cio concedido pelo Governo do Estado, o beneficiário do programa Mais Social pode ter o cartão suspenso. A informação da Superintendáncia de Benefí­cios Sociais (SUBS), que gere o programa na Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistáncia Social e Trabalho (Sedhast), aponta que a suspensão de benefí­cio é situação aplicada em casos com fortes suspeitas de irregularidade, e está sujeita aos 79 municí­pios do Estado.

Elisa Cleia Nobre, titular da Sedhast, explica que essa suspensão não afeta o pagamento do benefí­cio para quem utiliza corretamente. “O programa continua o pagamento do benefí­cio normalmente para essas pessoas. A suspensão em questão, de forma prudente, visa garantir o bom uso dos recursos públicos e a transparáncia do programa Mais Social, e se dá até o esclarecimento de possí­veis irregularidades”.

Segundo a SUBS cada caso envolvendo suspeita de uso irregular e cartões suspensos será analisado de forma individual e com agilidade.

â€œí‰ uma forma de averiguarmos, após indí­cios fortes, se realmente esses cartões estão sendo utilizados de maneira indevida. Em alguns casos, por exemplo, com informações do Banco do Brasil, constatamos se há a utilização indevida do benefí­cio, extrapolando as normas do Mais Social”, aponta o superintendente da SUBS, Clistiano Fernandes.

Arte: Laucymara Ajala

O superintendente orienta que o cartão do Mais Social deve ser utilizado para compras de itens de alimentação, higiene pessoal e até gás de cozinha, em estabelecimentos como mercados, minimercados e supermercados dentro do Estado de Mato Grosso do Sul. A compra de bebidas alcoólicas (cerveja, cachaça e similares), í  base de tabaco (fumo, cigarro e similares) são proibidas pela Lei nº 5.639, de 5 de abril de 2021, que criou o Mais Social.

O Decreto nº 15.653, de 15 de abril de 2021, que regulamenta a lei, também fala dá possibilidade de exclusão do beneficiário pelo uso indevido do cartão.

O que fazer se meu cartão for suspenso?

A orientação da SUBS é para que o beneficiário aguarde o contato da coordenação local do programa. Não é necessário se dirigir a nenhum local especí­fico. Caso as dúvidas sejam sanadas e não forem detectadas irregularidades, o cartão será reativado. A suspensão do cartão não significa a exclusão do programa.

Mais Social

O Mais Social é um auxí­lio pensado pela equipe do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul para atender as famí­lias em situação de vulnerabilidade social, insegurança alimentar e nutricional. O programa paga R$ 300 mensais para beneficiários que tám renda mensal familiar per capita inferior a meio salário mí­nimo. As 100 mil famí­lias beneficiárias do Mais Social estão sendo extraí­das conforme dados disponibilizados pelo Cadíšnico.

Equipes da Sedhast estão realizando o contato com os beneficiários, portanto é necessário aguardar a visita desses grupos de trabalho que estarão devidamente identificados e respeitando as normas de biossegurança adequadas ao atual momento de pandemia.

Dúvidas sobre o Mais Social podem ser sanadas pelo telefone 3368-9000.

Fonte: Leomar Alves Rosa, Sedhast

2022-11-22 08:49:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.