19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Uso das máscaras em MS será debatido dentro do Prosseguir, destaca Riedel

Coletiva do Prosseguir mostrou um novo mapa situacional da doença no Estado. Foto: Chico Ribeiro

O presidente do Comitá Gestor do Prosseguir, o secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel, anunciou, nesta sexta-feira (15), durante a coletiva de imprensa, que o uso obrigatório das máscaras está em discussão, com base nos indicadores relacionados í  pandemia.

“O avanço da vacina, nosso principal indicador, é o caminho para isso. O uso das máscaras será discutido na próxima reunião do Prosseguir, é cedo para discutir a retirada da proteção, em ambientes fechados e de aglomeração, mas o assunto já é pauta em relação aos ambientes abertos”, reforçou Riedel.

O presidente do Prosseguir falou que trás fatores tám levado a que pouco a pouco ao resultado positivo, menos doloroso, em Mato Grosso do Sul. “Entre eles a nossa gente, que compreendeu manter a economia ativa e salvar vidas, em segundo a vacinação e em terceiro o programa de retomada que ajuda na aceleração da recuperação da economia”.

Riedel ainda destacou os bons dados em relação í  nova situação em relação í  Covid-19. “Conseguimos atingir a marca de 61% da vacinação completa, as mortes pelo ví­rus caí­ram 62% e o número de internações reduziu 57% em outubro”.

Novas Bandeiras

Arte: DivulgaçãoNo novo bandeiramento do Prosseguir 8 municí­pios foram classificados na bandeira vermelha, 30 na laranja, e 41 na amarela e nenhuma cidade na bandeira verde e nem  bandeira cinza (grau extremo). As novas definições do programa levam em conta a análise de indicadores da semana epidemiológica 39, com recomendações até o dia 27 de outubro. “Houve uma diminuição significativa no número de municí­pio em bandeira vermelha”.

Comparando com a semana anterior, 36 municí­pios permanecem na bandeira, 32 progrediram e 11 regrediram.

Elencada como grau tolerável, a bandeira amarela, que propõe o funcionamento de atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco, estão ígua Clara, Alcinópolis, Anaurilândia, Angélica, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Caracol, Corguinho, Coronel Sapucaia, Douradina, Eldorado, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocáncia, Itaporã, Itaquiraí­, Japorã, Jaraguari, Jateí­, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Miranda, Mundo Novo, Nioaque, Novo Horizonte do Sul, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Selví­ria, Sete Quedas, Sonora, Tacuru e Taquarussu.

Pela classificação laranja do Prosseguir, que recomenda atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco, estão: Amambai, Anastácio, Antônio João, Bandeirantes, Bonito, Caarapó, Camapuã, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Deodápolis, Dourados, Fátima do Sul, Figueirão, Maracaju, Naviraí­, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraí­so das íguas, Paranaí­ba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas dos Rio Pardo, Rio Verde de MT, Rio Negro, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Terenos e Vicentina.

No grau alto, categorizado pelo mapeamento vermelho e que recomenda apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco, estão: Campo Grande, Chapadão do Sul, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Ivinhema, Jardim, Rochedo e Trás Lagoas.

Foto: Divulgação

Sobre o Prosseguir

O Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir) foi criado com objetivo de estruturar um método baseado em dados, informações e indicadores capazes de nortear os diversos agentes da sociedade, principalmente os entes públicos, a tomarem suas decisões e tornarem suas ações mais eficientes no combate í  propagação e aos impactos da Covid-19 em nosso Estado.

Fonte: Ana Brito / Comitá Gestor Prosseguir

2021-10-15 15:24:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.