UEMS: vestibular que oferta 1,3 mil vagas encerra inscrições nesta quinta-feira

Provas serão realizadas também em Amambai, Mundo Novo e Naviraí.

Foto: DivulgaçãoO Processo Seletivo Vestibular (PSV) UEMS 2023 recebe inscrições até esta  quinta-feira (24/11). A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) se destaca no Estado como uma instituição pública de ensino superior que oferta 1.322 vagas em 64 cursos de graduação em diferentes áreas do conhecimento, dentro do Vestibular UEMS 2023. Uma informação muito importante para quem já realizou a inscrição e ainda não efetuou o pagamento é que o prazo para quitar o boleto referente à taxa de inscrição vai até a sexta-feira (25), conforme O EDITAL.

Sobre a logística e especifidades sobre o pagamento dos boletos da taxa de inscrição, a Assessoria de Comunicação Social (ACS) e a Comissão do Processo Seletivo (Copese) da UEMS, prepararam ESTE VÍDEO (em formato reels para Instagram).

Os cursos ofertados dentro deste processo seletivo são para 14 municípios do Estado em diferentes áreas do conhecimento, seja nas licenciaturas, ciências da terra, ciências humanas, ciências humanas aplicadas, ciências biológicas, ciências exatas, ciências da saúde, engenharias, e tecnológicos. Os municípios com cursos da UEMS são: Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Costa Rica, Coxim, Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

Vagas para Licenciaturas, Bacharelados e Tecnológicos

As opções de formação, dentro das licenciaturas, são para letras (português/inglês), letras (português/espanhol), pedagogia, matemática, geografia, física, ciências biológicas, química, ciências sociais, história, dança e artes cênicas. Nas opções de cursos tecnológicos, a Universidade oferta: tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em logística e tecnologia em produção sucroalcooleira. 

Dentro das opções de bacharelado, a UEMS oferece em suas diferentes Unidades Universitárias cursos em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, sistemas de informação, ciências da computação, agronomia, direito, psicologia, enfermagem, medicina, engenharia de alimentos, engenharia florestal, engenharia física, engenharia ambiental e sanitária, química industrial, zootecnia, turismo e geografia.  

Para consultar a tabela de vagas ofertadas no Vestibular UEMS 2023, por área e município onde são ofertados os cursos, ACESSE AQUI e saiba mais.

Ainda dá tempo de se inscrever

O Processo Seletivo Vestibular (PSV) UEMS 2023 segue com inscrições abertas até esta quinta-feira (24). Para se inscrever, acesse O EDITAL AQUI

A Prova Objetiva e a Prova de Redação serão realizadas em 17 de dezembro de 2022, das 14h às 19h, nos seguintes municípios: Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo município de realização da prova.

É importante ressaltar que o candidato poderá escolher realizar as Provas em local diferente do curso que ele pretende ingressar. Num exemplo: o vestibulando é residente da cidade de Dourados e tem interesse no curso de Medicina ofertado na Unidade Universitária da UEMS/Campo Grande. Basta ele fazer a opção por realizar a Prova Objetiva e Prova de Redação no município que ele reside. Esta é uma facilidade que a UEMS garante aos vestibulandos e vestibulandas.

Sistemas de Ingresso

Para o PSV-UEMS 2023, em cumprimento ao disposto na Resolução CEPE-UEMS Nº 2.474, de 30 de agosto de 2022, a ocupação das vagas oferecidas para cada curso será por meio dos sistemas de ingresso:

I - por Acesso Universal (Ampla Concorrência); e

II - por Reserva de Vagas, sendo:

a) 20% (vinte por cento) para candidatos ao regime de cotas para Negros(pretos e pardos) que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola (s) pública(s);

b) 10% (dez por cento) para candidatos ao regime de cotas para Indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola (s) pública(s);

c) 10% (dez por cento) para candidatos ao regime de cotas para Residentes em Mato Grosso do Sul;

d) 5% (cinco por cento) para pessoas com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento (PCD).

O candidato deverá, obrigatoriamente, optar pela vaga à qual deseja concorrer e certificar-se de que cumpre os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas reservadas em decorrência das Leis: Lei nº 5.541, de 15 de julho de 2020; Lei nº 2.589, de 2002; Lei nº 2.589, de 26 de dezembro de 2002; Lei nº 2.605, de 6 de janeiro de 2003; ou da Resolução CEPE-UEMS nº 2.423, de 30 de agosto de 2022.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UEMS