TJ/MS instala 3ª Vara Criminal na Comarca de Amambai

Cerimônia com a presença de autoridades dos três poderes, representantes de forças de segurança e de segmentos da sociedade local, aconteceu na manhã dessa terça (29) na edificação do Tribunal do Júri.
Momento que o então presidente do TJ/MS, Divoncir Schreiner Maran, ladeado pelo prefeito, Dr. Bandeira (e) e pelo juiz diretor do Foro local, Dr. Ricardo da Mata Reis, fazia a leitura da ata oficializando a instalação da 3ª Vara Criminal na Comarca de Amambai. Vilson Nascimento (Arq- Divoncir)

Em sessão realizada na manhã da terça-feira, dia 29 de janeiro, na edificação o Tribunal do Júri, anexo ao Fórum, o então presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Divoncir Schreiner Maran (ele deixou o cargo no dia seguinte, 30 de janeiro) oficializou a instalação da 3ª Vara na Comarca de Amambai.

A 3ª Vara, que irá ocupar a ala do prédio onde antes de conquistarem suas sedes oficiais funcionavam a Promotoria de Justiça e a Defensoria Pública, vai atuar exclusivamente na área criminal e terá inicialmente como juiz substituto o Dr. Marcus Vinicius de Oliveira Elias, juiz titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Dourados.

A instalação da 3ª Vara na Comarca de Amambai era uma reivindicação da sociedade local e uma luta de pelo menos duas décadas da 10ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MS), com sede em Amambai.

Segundo o presidente da 10ª Subseção, o advogado, Dr. Edson Tavares Calixto, a instalação da 3ª Vara na Comarca de Amambai representa uma grande conquista para os advogados e sobretudo para a sociedade amambaiense, que terá uma resposta mais rápida da justiça às suas demandas.

Veja no www.agazetanws.com.br vídeos com pronunciamentos das autoridades e fotos do ato

O ato de instalação da 3ª Vara contou com a presença do prefeito de Amambai, Dr. Edinaldo Bandeira, a presidente da Câmara Municipal local, vereadora Janete Córdoba, do vice-presidente do TJ/MS e do desembargador Julizar Barbosa Trindade, entre outras autoridades civis e militares, além de representações de classe da sociedade amambaiense.

O procurador-geral de justiça em Mato Grosso do Sul, Dr. Paulo Cezar dos Passos foi representado pelo promotor de justiça, Dr. Michel Maesano Mancuelho, o defensor público-geral do Estado, Dr. Luciano Montalli foi representado defensor público em Amambai e coordenador da 8ª Regional da Defensoria Pública, Dr. Marcelo Marinho da Silva e o presidente da OAB/MS, Dr. Mansour Elias Karmouche foi representado pelo advogado, Dr. Rodrigo Otaño Simões, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul.

Além das autoridades já citadas estiveram presentes, acompanhando o momento histórico da instalação da 3ª Vara Criminal na Comarca de Amambai a promotora de justiça, titular da 1ª Promotoria em Amambai, Dra. Nara Mendes dos Santos Fernandes, o juiz, Dr. Pedro Henrique de Freitas, que atuou na 1ª Vara da Comarca de Amambai e hoje atua como juiz de direito da Comarca de Caarapó, o comandante do 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado (17º RC Mec), unidade do Exército Brasileiro com sede em Amambai, tenente-coronel Leonardo Noveli Espindola, o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM), tenente-coronel Wesley Araújo, o comandante do 16º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros (16º SGB), major Romiran Oliveira Cerqueira e o futuro comandante da unidade militar, o tenente bombeiro Carlos Ernesto Leite Moraes, o delegado regional adjunto da Polícia Civil em Ponta Porã, Dr. Mikaill Alessandro Gouveia Faria, os delegados de Polícia Civil em Amambai, Dr. Pedro Ramalho (titular) e Dra. Larissa Serpa (adjunta) e o comandante do 2º Grupamento da Polícia Militar Ambiental (2º GPMA)), com sede em Amambai, o 1º sargento Jeferson Estigarribia.

Também estiveram presentes no ato de inauguração da 3ª Vara na Comarca o presidente da ACIA (Associação Comercial e Empresarial de Amambai) o empresário Clemente Martins Júnior, o presidente do Sindicato Rural de Amambai (SRA), Rodrigo Lorenzetti, vereadores do município e advogados integrantes da 10ª Subseção da OAB/MS, entre outras representações.

Vilson Nascimento


Mais fotos