13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Temporal previamente anunciado provoca danos no Cone Sul de MS

Pedras de gelo do tamanho de bolas de ping-pong danificaram telhados de residáncias e barracões na zona rural de Iguatemi. (Foto: Assessoria Prefeitura)

Um temporal previamente anunciado pelos sistemas de meteorologia, com ventos e chuvas fortes, além de quedas de granizo em determinadas localidades, provocou estragos em cidades e na zona rural de alguns municí­pios no Cone Sul de Mato Grosso do Sul no decorrer desde sábado, dia 23 de outubro. 

Em Amambai ocorreu vendaval com muita poeira no perí­odo da tarde e a chuva só chegou no iní­cio da noite, trazendo com ela vento, chuva forte, descargas elétricas e até queda de granizo em algumas localidades.

Apesar da força da intempérie o Corpo de Bombeiros não chegou a ser acionado para atender ocorráncia relacionada a questão climática e a Defesa Civil atendeu , segundo o coordenador do órgão no municí­pio, o subtenente do Corpo de Bombeiros, Wilson Vicente Ferreira, apenas dois casos de destelhamento de residáncias.

No ví­deo efeitos das intempéries em Iguatemi e Paranhos

De acordo com Wilson Vicente, os dois fatos foram registrados no decorrer do vendaval sem chuva do perí­odo da tarde e as equipes, tanto da Defesa Civil como as secretarias municipais, que já estavam de sobreaviso por determinação do prefeito, Dr. Edinaldo Bandeira, tendo em vista o alerta para temporal emitido pelo sistema meteorológico, agiu rápido e prestou socorro imediato í s famí­lias atingidas.

Em Paranhos

No municí­pio de Paranhos o forte vendaval seguido de chuva registrado no final da tarde desde sábado (23) deixou a cidade sem energia elétrica.

A força do vento também derrubou o portal de boas vindas, instalado sobre a Rodovia MS-295, na entrada da cidade e um eucalipto caiu sobre a pista, bloqueando o tráfego na mesma rodovia estadual, nas proximidades do Rio Iguatemi.

Segundo o coordenador da Defesa Civil no municí­pio, Walter Valenzuela, a equipe da Defesa Civil com respaldo da prefeitura local, entrou em ação, removeu os obstáculos e restabeleceu o tráfego na MS-295.

Em Iguatemi

Em Iguatemi o forte temporal que atingiu o municí­pio na tarde deste sábado (23) provocou vários danos, principalmente em pontos da zona rural.

Segundo assessoria de comunicação da prefeitura local, uma forte chuva de granizo com pedras de gelo do tamanho de bolas de ping-pong, danificaram coberturas de casas e barracões em algumas fazendas, mas no perí­metro urbano houve apenas pequenos danos.

O alerta de temporal da Defesa Civil estadual para Amambai e toda a região segue até este domingo, dia 24 de outubro.

 A Defesa Civil e a Secretaria de Obras de Paranhos trabalhando na desobstrução da pista na MS-295 próximo ao Rio Iguatemi.

Fonte: Vilson Nascimento/ Grupo A Gazeta

2021-10-23 22:05:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.