Tempo volta a esquentar e chuvas cessam; confira previsões para os próximos dias

Depois da uma onda de frio que passou pela região nos últimos dois dias, o tempo começa a esquentar a partir de hoje, sexta-feira (28), de acordo com os dados informados pelo Instituto de Pesquisa Meteorológica Clima Tempo para as cidades do Cone Sul. Juntamente com o tempo quente, que pode chegar a 34 graus em alguns municípios, as chuvas também devem dar trégua, deixando o céu limpo novamente.

El Niño - O fenômeno El Niño tem agido fortemente em 2019, aquecendo parte do oceano Pacifico Equatorial, dificultando a entrada de ar polar em regiões brasileiras. A expectativa é que este inverno seja menos rigoroso que o de 2018.

Cuidados com a Saúde - Quando mudanças de temperatura tão repentinas, bruscas e pouco duradouras acontecem, recomenda-se atenção dobrada para prevenir gripes, resfriados e doenças como rinite e pneumonia, principalmente em crianças e idosos, grupo de pessoas com imunidade baixa e/ou sistema respiratório frágil. 

Para isso, busque a ingestão de muita água e alimentos como frutas, legumes e verduras. Manter a casa arejada e não frequentar ambientes lotados também são conselhos válidos para evitar que os vírus dessas enfermidades se instalem no organismo.

Por fim, é importantíssimo evitar choque-térmico, que acontece justamente ao se expor repentinamente a diferentes temperaturas, como do frio para o calor. Deixe o corpo se acostumar gradativamente às novas temperaturas.

Confira as previsões do tempo para os próximos dias nas cidades do Cone Sul: