26.5 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Sul-mato-grossense Fernando Rufino garante vaga para Copa do Mundo e Mundial

O atleta, nascido em Eldorado e criado em Itaquiraí­, tem histórico de vitórias em grandes competições.

Fernando Rufino, nas disputas da primeira etapa da Copa do Brasil de Paracanoagem, em Campo Grande — Foto: Fundesporte/Divulgação

ge MS

O sul-mato-grossense Fernando Rufino, o cowboy de aço, foi campeão da classe KL2 e ficou em segundo na VL2, da Copa Brasil de Paracanoagem, disputada neste fim de semana em Campo Grande. Com os resultados conseguiu classificação para duas competições internacionais que serão disputadas neste ano, a Copa do Mundo, em Poznán, na Polônia, entre os dias 26 e 28 de maio, e o Campeonato Mundial, em Duisburg, na Alemanha, que ocorrerá de 23 a 27 de agosto.

Rufino é um dos grandes destaques da paracanoagem brasileira. Conquistou em 2019, dois ouros na Copa do Mundo nas categorias VL2 e KL2, em Szeged, na Hungria. Foi campeão paralí­mpico na categoria VL2 de velocidade das Paralí­mpiadas de Tóquio, em 2021 e, ganhou a medalha de prata na mesma classe, no Mundial de Paracanoagem realizado em Halifax, no Canadá, em 2022.

;FernandoFernando Rufino destacou que competir em casa é uma emoção diferente — Foto: Fundesporte/Divulgação

Apesar do sucesso e da trajetória de superação, que inclui montaria em touros e ter sobrevivido a um acidente de trânsito e até a um raio que o atingiu na cabeça, o paracanoista disse ser uma emoção diferente competir em casa.

As disputadas desta primeira etapa da Copa do Brasil de Paracanoagem foram realizadas no lago do Parque das Nações. O evento abriu o calendário nacional da modalidade, além de divulgar e incentivar a participação das pessoas com deficiáncia nas atividades paradesportivas.

;ComCom os resultados da Copa do Brasil, Fernando Rufino garantiu vaga na Copa do Mundo e no Campeonato Mundial — Foto: Fundesporte/Divulgação

“A responsabilidade é muito maior. Confesso que o meu batimento ficava mais alto do que nas Paralí­mpiadas. Tem o respeito pela galera e o meu compromisso de dar o meu melhor, porque cada foto que eu tirei, em cada abraço que recebi, eu senti um carinho muito grande e tento retribuir com o melhor de mim”, comentou.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, a competição ajuda a consolidar a canoagem e a paracanoagem em Mato Grosso do Sul, dando visibilidade ao esporte.

“Hoje, temos o Fernando Rufino como referáncia no paí­s e no mundo, fruto da nossa terra, que inclusive começou a remar no Parque das Nações Indí­genas. Sem dúvidas, uma competição desse tamanho, com grandes feras na água, ajuda a difundir ainda mais a modalidade e atrair novos atletas e fãs”.

2023-03-20 10:25:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.