21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Simone Tebet pode ser a primeira mulher no comando do Congresso

Senadora do MDB oficializou a sua candidatura í  Presidáncia do Senado nesta segunda-feira. Ela enfrenta disputa interna do partido com Renan Calheiros

Aos 48 anos, a sul mato-grossense Simone Tebet (MDB) pode se tornar a primeira mulher a ocupar a presidáncia do Senado Federal. A senadora oficializou a candidatura nesta segunda-feira (21) em meio í  disputa interna do seu partido com o senador Renan Calheiros (AL)

Se vencer, Tebet sentará na cadeira que foi do seu pai, o senador Ramez Tebet, entre 2000 e 2003. O senador faleceu em 2006. O presidente do Senado é também o presidente do Congresso Nacional (Senado e Câmara) e o terceiro na linha de sucessão da Presidáncia da República.

Dos 81 senadores a partir de 2019, 12 são mulheres, cerca de 1/6 da casa. 

De perfil moderado, a senadora se movimentava muito discretamente nos bastidores, até tomar a decisão de anunciar oficialmente a candidatura ontem. Ela é lí­der do partido no Senado, e terá que unificar a legenda, com 12 senadores, em torno do seu nome. O MDB se reúne no dia 29 para bater o martelo. A eleição ocorre no dia 1º de fevereiro, no dia da posse de 2/3 da casa, os eleitos em 2018. 

A senadora explicou nesta terça (22) que foi convencida por colegas de partido da importância de apresentar uma alternativa ao nome de Renan, dado o crescimento de outras candidaturas ao comando da Casa, como a candidatura do DEM. 

Está claro o direito que o MDB tem de indicar, ainda mais nesse momento de transição e incertezas. Mais do que nunca o Senado precisa de regras, precisamos de moderação, de uma casa forte, modelo. A primeira coisa é seguir regras. O MDB garantiu legitimamente nas urnas o direito de indicar o presidente. Diante da dificuldade de apoio de alguns senadores ao senador Renan, eu estou me colocando por entender que a bancada precisa de uma alternativa. A última coisa que pode acontecer ao MDB é perder a Presidáncia. E sob a minha liderança, se depender de mim, isso não vai acontecer. 

Desde o ano passado, o senador Renan Calheiros se movimenta pela candidatura, mas enfrenta resistáncia por ser associado í  ;velha polí­tica; e pelas denúncias de corrupção que envolvem o seu nome. ;Os senadores tám dificuldades de deixar a digital em Renan;, disse uma fonte í  Coluna. E, por isso, Renan defendeu o voto fechado para a escolha do presidente em meio a guerra jurí­dica no STF (Supremo Tribunal Federal) para que voto fosse aberto. A última decisão, de Dias Toffoli, manteve o voto fechado. 

Tradicionalmente, o partido com a maior bancada tem o comando da Casa e antes de se realizar a votação é feito um acordo. Hoje o MDB mantém a maior bancada. Se conseguir consenso em torno de um nome e fechar um acordo, elege o presidente indicado pela bancada. Se não houver acordo, a presidáncia é decidida voto a voto. 

Também são candidatos í  Presidáncia do Senado: Davi Alcolumbre (DEM-AP), Major Olí­mpio (PSL-SP), Tasso Jeiressati (PSDB-CE), Angelo Coronel (PSD-BA), Esperidião Amin (PP-SC) e Alvaro Dias (PODE-PR).

Fonte: R7

2019-01-31 16:15:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.