32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Shopping China e lojas de importados fecham por tempo indeterminado na fronteira

Paraí­so de compras de produtos importados dos sul-mato-grossenses e até de moradores de outros estados brasileiros, o Shopping China está fechado por tempo indeterminado desde segunda-feira (16). A medida é para ajudar a conter a proliferação do novo coronaví­rus. O Paraguai está em estado de emergáncia sanitária e com a fronteira fechada.

A decisão do shopping, considerado o maior de importados da América Latina, foi informada em comunicado divulgado nesta manhã e vale para as trás lojas da marca: em Pedro Juan Caballero, cidade vizinha de Ponta Porã (MS), em Salto Del Guairá, vizinha de Mudo Novo (MS), e Ciudad Del Este, separada de Foz do Iguaçu (PR) pela Ponte da Amizade.

No comunicado, a direção do grupo afirma que a medida foi tomada levando em conta a declaração da OMS (Organização Mundial de Saúde) de uma pandemia devido ao coronaví­rus. “A saúde de nossos colaboradores e clientes é nossa prioridade neste momento”.

Comunicado semelhante foi divulgado pelo shopping Planet Outlet, que pertence ao mesmo grupo empresarial e fica ao lado do Shopping China, na entrada de Pedro Juan Caballero pela BR-463.

Entretanto, o supermercado que funciona anexo ao shopping de importados em Pedro Juan Caballero vai continuar funcionando. Também em comunicado divulgado hoje, a direção pede que os clientes procurem ir í s compras no menor número de pessoas possí­vel, que preferencialmente adultos acima de 60 anos evitem ir í  loja e que os clientes utilizem o sistema de entrega em domicí­lio.

O presidente do Paraguai Mario Abdo Bení­tez decretou estado de emergáncia sanitária no paí­s e fechou a fronteira para estrangeiros. Em Ciudad Del Este, só paraguaios podem cruzar a Ponte da Amizade em direção í  cidade.

Em Pedro Juan Caballero, no entanto, a fronteira é seca e apenas uma rua separa a cidade paraguaia e Ponta Porã. Os moradores das duas cidades cruzam a Linha Internacional a todo tempo, para trabalhar, fazer compras e estudar.

Hoje, autoridades de saúde das duas cidades se reúnem em Ponta Porã para criar o Comitá De Fronteira para o enfrentamento ao coronaví­rus. Conforme a prefeitura, o comitá para o enfrentamento em Ponta Porã está funcionando desde dezembro.

Fonte: Helio de Freitas/ Campo Grande News

2020-03-18 09:02:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.