13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

SES blinda estudantes e aplica teste da Covid em equipe que atuará nos Jogos Escolares da Juventude de MS

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, realiza nesta quinta-feira (19) e sexta-feira (20), a aplicação de teste de antí­geno contra a Covid-19 nos profissionais que integram a equipe da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) que atuará nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, de 20 a 22 de agosto. Ao todo serão testados 206 profissionais, sendo 195 da equipe técnica da Fundesporte e mais 11 da SES que realizarão os testes contra a Covid-19.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, a aplicação dos testes de antí­geno, coleta de swab/cotonete (secreção nasal) garante a segurança dos atletas. “O teste de antí­geno auxilia no diagnóstico da doença infecciosa pelo Coronaví­rus, a sensibilidade deste teste é de 98,11%. O resultado sai em 15 minutos. Assim, os atletas e todos os colaboradores serão triados previamente antes do iní­cio do evento”.

O teste de antí­geno será aplicado por uma força-tarefa composta por enfermeiros da Secretaria de Estado de Saúde. Assim, nesta quinta-feira (19) será realizada 69 testagens em membros da equipe da Fundesporte como médicos e fisioterapeutas, dirigentes/chefes de delegação, voluntários e demais membros de estafe, além dos 11 profissionais da SES que realizarão os exames. Na sexta-feira (20) serão aplicados 126 testes na equipe de árbitros da Fundesporte”.

Protocolo Sanitário

A Secretaria de Estado de Saúde em apoio a Fundesporte elaborou um rigoroso protocolo de ‘Retomada Segura dos Jogos Escolares da Juventude de MS’, com orientação de biossegurança destinado a equipe técnica, aos atletas e demais participantes. Os integrantes das delegações (estudantes-atletas, técnicos, motoristas e demais funcionários) de municí­pios do interior serão testados no ato do embarque, com emissão de laudo que comprove o resultado negativo.

Além disso, todos os alunos-atletas já passaram por avaliação médica prévia, uma das obrigatoriedades do regulamento geral dos Jogos Escolares. Posteriormente, cada municí­pio, por meio de sua secretaria de saúde, ficará encarregado de monitorar os participantes por pelo menos 10 dias, conforme o protocolo da SES.

Jogos Escolares da Juventude

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul será totalmente presencial, com realização da etapa da faixa etária de 12 a 14 anos dos esportes individuais, de 20 a 22 de agosto, em Campo Grande. As disputas serão em oito modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, judô, natação, tánis de mesa, vôlei de praia e xadrez, nos gáneros masculino e feminino. A competição é válida como seletiva estadual para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrerão de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ).

Ao todo, vão participar 288 atletas (117 no feminino e 171 no masculino) de 24 municí­pios: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Jardim, Maracaju, Naviraí­, Nioaque, Paranaí­ba, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde de Mato Grosso, Sonora, Trás Lagoas e Vicentina.

Fonte: Rodson Lima, SES

2021-08-19 16:12:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.