18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Sábado será chuvoso em grande parte do Estado

O sábado (9.11) será de chuva em grande parte de Mato Grosso do Sul. Ao menos é o que indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta previsão de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas principalmente no perí­odo da tarde. Pode chover forte em pontos isolados das regiões sul, leste e nordeste do estado.

Os í­ndices de umidade relativa do ar ficarão elevados neste dia, podendo variar entre 95% e 35%, conforme as temperaturas que devem ser mais amenas pela manhã com mí­nima de 20°C e máxima de 35°C durante a tarde. Confira no mapa como ficará o tempo em algumas regiões de MS.

Monitoramento das Chuvas

Conforme o modelo internacional de previsão de tempo National Centers for Environmental Prediction (NCEP/NOAA), no perí­odo de 7 a 23 de novembro, há possibilidade de dois perí­odos com chuvas significativas em Mato Grosso do Sul. De modo geral, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) indica que as chuvas devem diminuir no iní­cio da segunda quinzena, especialmente na região centro-sul do Estado.

Até o dia 15 de novembro, as condições são favoráveis a pancadas de chuvas com acumulados significativos, de até 100 milí­metros no perí­odo concentrado, especialmente, na parte norte e nordeste e extremo sudoeste. Há previsão de chuva forte em pontos isolados do Estado, especialmente entre os dias 08 a 11 de novembro.

Para o segundo perí­odo, entre 15 e 23 de novembro, há tendáncia para redução das estimativas de ocorráncia de chuvas em Mato Grosso do Sul. Pancadas de chuvas podem ocorrer de forma irregular e com baixos acumulados de no máximo 20 milí­metros em grande parte do Estado. A região do extremo nordeste poderá ter chuvas em maiores quantidades de até 50 milí­metros acumulados no perí­odo.

Defesa Civil

A Defesa Civil de Mato Grosso do Sul orienta para alguns cuidados que a população deve tomar em caso de ocorráncia de condições adversas de tempo. 

Nas residáncias ou apartamentos: Não tentar consertar o telhado quando estiver chovendo. Desligar aparelhos elétricos. Verificar galhos muito próximos a fiação, ou em estado de putrefação. Caso haja, providenciar a poda preventiva com profissional/empresa capacitada para fazá-lo. Verificar calhas a fim de evitar entupimentos nas saí­das de agua da residáncia. E nos condomí­nios onde há para-raios, verificar se está de acordo com as normas de segurança.

Nas ruas: Se estiver em via pública, e notar que a água ultrapassou o meio fio, a orientação é fazer o desvio. Não é seguro avançar em áreas alagadas, pois há risco de cair em bueiros ou furar o pneu do veí­culo. A exemplo da Capital que possui muitos córregos, pode ocorrer enxurradas fortes. Em caso de chuvas de granizo, importante buscar abrigo seguro. Se estiver dentro do veí­culo, procurar lugar seguro, de preferáncia longe de árvores. Também é importante evitar estacionar veí­culos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

A dica maior de acordo com coordenador estadual de Defesa Civil, tenente coronel Fábio Catarineli, é não se colocar em posição de risco, seja de moto, carro, bicicleta, ou a pé, e em caso de acidentes, acionar o Corpo de Bombeiros no 193. “A Defesa Civil junto com o Cemtec segue monitorando, e em caso de risco de tempestades irá emitir alerta via SMS para os números cadastrados das regiões que possam ser afetadas”, pontua.

Para se cadastrar e receber os alertas emitidos pela Defesa Civil no celular, basta enviar um SMS com o seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito e visa prevenir a população para ocorráncia de acidentes e desastres naturais.

Fonte: Mireli Obando, Subsecretaria de Comunicação

2019-11-09 10:31:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.