30.2 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Região já registrou 481 casos confirmados de dengue neste ano

Fotos: Divulgação

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, no dia 17 de novembro, a região do Cone Sul já contabiliza 481 casos confirmados de dengue e 1 óbito. De acordo com profissionais da saúde, o número real deve ser maior se contabilizados os casos que não buscam atendimento médico.

Para conscientizar sobre os riscos da dengue, os municí­pios tám intensificado as ações educativas e informativas. No municí­pio de Amambai entre os dias 16 e 20 de novembro as ações foram intensificadas, com palestras nas escolas, panfletagem nas ruas e ações de controle mecânico para eliminação dos focos de criação do mosquito Aedes Aegypti.

Na região do Cone Sul, o municí­pio de Itaquiraí­ é o que apresentou mais casos de dengue, com 272 confirmações. Amambai está com 59 e Caarapó com 54 casos confirmados e 1 óbito. Os demais municí­pios apresentaram entre zero e 26 casos. Confira lista abaixo. 

Equipe de combate a Dengue da Secretaria Municipal de Saúde de Amambai

Combate 

A principal ação que a população tem que fazer é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa acumular, em qualquer época do ano. Além do Aedes Aegypti transmitir a Dengue hoje o mosquito tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública por transmitir também o ví­rus Zika e a Febre do Chikungunya. As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são: 

 Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água; Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; Manter caixas d’água bem fechadas; Remover galhos e folhas de calhas; Não deixar água acumulada sobre a laje; Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana; Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; Acondicionar pneus em locais cobertos; Fazer sempre manutenção de piscinas; Tampar ralos; Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento; Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas; Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;  Limpar sempre a bandeja do ar condicionado; Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;  Catar sacos plásticos e lixo do quintal. A ocorráncia de casos na comunidade deve ser comunicada imediatamente para as autoridades de saúde pública a fim de permitir a implementação de medidas de controle.(Com informações Boletim Epidemiológico Dengue- SES)

 Casos de Dengue confirmados até dia 17 de novembro 

Itaquiraí­: 272

Amambai: 59

Caarapó: 54

Paranhos: 26

Juti: 25

Naviraí­: 18

Mundo Novo: 11

Coronel Sapucaia: 07

Eldorado: 04

Aral Moreira: 02

Iguatemi: 02

Tacuru: 01

Sete Quedas: 00

Fonte: Raquel Fernandes/ Grupo A Gazeta

2021-11-23 08:50:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.