27.7 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Rally da Safra chegou em MS e percorre lavouras de soja

Na próxima quinta-feira, equipe passará por Naviraí­.

Técnicos da expedição durante levantamento em lavoura de soja em Goiás – Crédito: (Foto: Eduardo Montsou)O Rally da Safra, expedição que percorre lavouras de soja para avaliar as condições de produção da principal oleaginosa cultivada no Paí­s chegoua Mato Grosso do Sul neste domingo, dia 30 de janeiro. Segundo a assessoria da expedição, o levantamento foi concluí­do no sábado (29) no sudoeste de Goiás e, então, no dia seguinte as equipes chegaram a Chapadão do Sul.

Em MS, a expedição permanece até o dia 5 de fevereiro. Depois de Chapadão, passa por Campo Grande na segunda-feira, Dourados na terça, Ponta Porã na quarta, Naviraí­ na quinta, volta a Dourados na sexta e termina sábado (5) na Capital.

Conforme a assessoria do Rally, as lavouras na região norte de MS estão em boas condições, com possibilidade de registrar recorde de produtividade. Na região sul, no entanto, especialmente a partir de Dourados, houve quebra de quase 17 sacos na produtividade média por hectare devido í  seca e ao tempo quente desde o fim de novembro.

Segundo os especialistas da área, a perda é irreversí­vel e afetou o potencial produtivo das lavouras. Organizadora do Rally da Safra, a A Agroconsult baixou a estimativa de produtividade de Mato Grosso do Sul para 48,5 sacas por hectare, 17% inferior í  safra anterior.

Segundo André Debastiani, coordenador do Rally da Safra, nas regiões mais afetadas pela estiagem só a regularização da chuva pode evitar prejuí­zos ainda maiores.

O Rally da Safra coleta amostras e levanta informações sobre as áreas colhidas a partir de metodologia de contagem, pesagem e medição de umidade dos grãos paras determinar a produtividade das lavouras. “As avaliações de campo vão proporcionar um retrato mais preciso sobre o potencial da soja brasileira”, afirma Debastiani.

Fonte: Douradosnews

2022-01-30 16:40:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.