19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Projeto que mistura literatura e conhecimento incentiva a leitura em Dourados

Incentivo í  leitura, í  escrita e í  disseminação do conhecimento foram os diferenciais do projeto Pequenos Leitores e Grandes Escritores da escola Avani Cargnelutti Fehlauer, de Dourados.

O projeto, que envolveu as turmas do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental, foi realizado de junho a setembro deste ano e contou com diversas atividades entre alunos, professores e pais de alunos. De acordo com a idealizadora do projeto, professora douradense, Christiane de Queiróz Aedo de Souza, os alunos mergulharam em histórias infantis, carregadas de ensinamentos e ainda puderam conhecer o autor dos livros lidos.

 â€œAs atividades proporcionam a valorização do profissional escritor na vida da criança. A literatura possibilita o desenvolvimento da escrita e do cognitivo das crianças” destacou a professora.

O autor escolhido foi o escritor mineiro Robson Rocha, com o qual as crianças mais se identificaram com as obras, segundo Christiane. “Os alunos fizeram a leitura de diversos livros deste autor, e a obra que mais se encaixou no tema proposto, que era o Meio Ambiente, foi o Segredo do Peixe Invisí­vel”, destaca.

Neste processo as crianças puderam entender todo o processo de pesquisa e estudos realizados pelo escritor na produção de um livro infantil. “O diferencial das obras do Robson é a que literatura vai além do faz de conta e cumpre função pedagógica também. São conhecimentos repassados com o olhar desse escritor para as crianças.”

O encerramento do projeto contou  com a presença do escritor Robson Rocha e foi realizado no 25 de setembro. Robson participou de um bate-papo com alunos, pais e professores e recebeu diversas homenagens durante o evento.

“O objetivo não foi só apresentar o escritor, mas trabalhar o conceito entre o cientifico e o faz de conta”, complementa Christiane.

Pequeno Leitor- Grande Escritor

A professora Christiane relata que a ideia do projeto nasceu a partir da leitura do livro O Ratinho Preguiçoso, do Robson Rocha. “Nós não conhecí­amos outras obras do escritor e os alunos em contato com esse livro, durante o Projeto Ciranda da Leitura, se identificaram e demonstraram muito interesse em conhecer esse autor. Foi aí­ que nós pensamos em aprofundar este projeto. Firmamos a parceria com a Biblioteca Sesi e as outras professores de outras turmas se interessaram em participar do projeto, que passou a se chamar Pequeno Leitor- Grande Escritor.

Robson Rocha

O escritor mineiro, formado no curso de Letras da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) reside em Tangará da Serra (MT), onde leciona no mesmo curso da Unemat. Ele publicou 36 livros infanto-juvenis e já atingiu, em 2009, a marca de mais de um milhão de exemplares vendidos ao redor do Paí­s.

Em entrevista ao DouradosAgora, Robson conta que dois fatores influenciaram sua carreira nas Letras. Em 1991, ele era professor alfabetizador em escola de zona rural de Amambai e, í  época, não havia livros de histórias para as crianças nem tampouco uma biblioteca. Para compensar, ele passou í  contação que eram reproduzidas, aula a aula, oralmente.

Ao mesmo tempo, estudante de Magistério, Robson e equipe foram encarregados de transformar uma história em teatro de fantoches. Ele escreveu O Ataque das Cáries – eleita a melhor de todas, pelas crianças. Com o sucesso da primeira obra, Robson foi instigado a buscar profissionalizar a arte. Começou a escrever todas as histórias que havia mentalizado e contado em sala de aula e publicou, de uma só vez, uma coleção de 12 livros com tiragem inicial de 120 mil exemplares, pela Editora Fapi.

Obras

Entre as obras estão, O Lápis Mágico (1997), A Formiguinha Ritinha, O Ratinho Preguiçoso, A Minhoquinha Vermelhinha, O Hóspede do Barnabé, A Descoberta do Caracol, O Destino do Pingo, Deu a Louca na Floresta, A Sorte do Papagaio, Coração de Pedra, O Mistério da Cobra do Céu, Agadoisó, A írvore que Chorou, A Anta, Gogó, Medo do Escuro, O Espião, Buraco Sem Fundo, O Casamento do Lápis Mágico, Sonho de Lata, O Pirata do Pantanal e o Segredo do Peixe Invisí­vel que inspirou o trabalho de leitura na Escola Avani, em Dourados.

Robson também escreveu histórias para campanhas contra a Dengue: O Contra-Ataque (2009), Segurança: Olha o Perigo (2009) e Saúde Bucal: O Ataque das Cáries (2010). Em Literatura Infantil, o escritor formado na UEMS, assina A Cola do Século (2001), Eles Estavam Errados, A íšltima Surra, Escola: é proibido pensar (2002) e Os Katrais (2001).

Tem ainda as obras poéticas, como Lágrima de Medo (2000) e Depois de Vocá (2009). Um livro de Robson é paradidático: Melhore sua Interpretação de Textos (2009). E, ainda, para colorir: O Lápis Mágico, O Ratinho Preguiçoso, O Ataque das Cáries, A Formiguinha Ritinha e O Buraco sem Fundo. ( Com informações do site Dourados Agora)

Fotos: Patrí­cia Rocha

Professora Christiane, idealizadora do Projeto, com o escritor Robson Rocha.

2018-10-17 15:06:24

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.