33.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Produtora de celulose em MS captura 16 vezes mais carbono na atmosfera do que emitiu

Segundo a Eldorado, o sequestro de carbono ocorreu graças as florestas cultivadas pela companhia.

Florestas plantadas pela Eldorado em Trás Lagoas — Foto: Silas Ismael

g1 MS

As operações da empresa de celulose Eldorado, em Trás Lagoas, leste de Mato Grosso do Sul, capturaram em 2022 cerca de 4,5 milhões de toneladas de carbono equivalente. O volume sequestrado de carbono na atmosfera é 16 vezes maior do que o emitido por todas as opções próprias da companhia.

Segundo a empresa, esse sequestro de carbono ocorreu graças as florestas cultivadas pela companhia. Essas árvores são matéria-prima para a produção de celulose e também para a produção de bioeletricidade.

A sustentabilidade da produção de celulose no estado está alinhada com o Plano Estadual MS Carbono Neutro (Proclima), instituí­do em 2021, que prevá que até 2030 todas as emissões de gases do efeito estufa sejam neutralizadas em Mato Grosso do Sul, antecipando em 20 anos a meta de 2050, estabelecida no Acordo de Paris.

Relatório

As informações sobre sequestro de carbono da empresa foram divulgadas no Relatório de Sustentabilidade 2022, divulgado nesta segunda-feira (29), pela empresa.

No documento, a empresa ressalta que a gestão ambiental define as ações e metas para o desenvolvimento da companhia e que em toda sua cadeia produtiva existe uma série de investimentos em soluções e boas práticas.

“A empre­sa se compromete com a conservação da biodiversidade nas suas áreas de atuação. Os indicadores ambientais (energia, água e efluentes, emissões e resí­duos) são monitorados sistemati­camente, para que a companhia se torne cada vez mais eficiente”, explica o diretor de RH, Sustentabilidade e Comunicação, da Eldorado Brasil Celulose, Elcio Trajano Júnior.

O programa também se estende para as ações de combate aos incándios florestais como forma de re­duzir danos nas áreas da Eldorado e adjacentes. Em 2022, houve uma redução de 30% na área afetada, em comparação ao ano anterior. Na esfera preventiva, foram ministrados treinamentos de incándio florestal í  população em geral, como parte de uma campanha ampla em todo o meio rural.

Por meio de sistemas robustos e tecnologias avançadas, a empresa faz o monitoramento, 24 horas por dia, de toda a sua base florestal. Todas as pessoas envolvidas são treinadas regularmente em práticas de prevenção, monitoramento de incándios, infraestrutura de proteção e comunicação. Em 2022, a companhia formou mais de 745 brigadistas.

Além do meio ambiente, o relatório apresenta informações referentes a transparáncia, ética, desempenho e liderança, entre outros aspectos do ciclo produtivo. No ano passado a empresa produziu 1,832 milhão de toneladas de celulose, 3,1% a mais que no ciclo passado.

2023-05-30 08:22:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.