26.5 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Piracema termina dia 28; saiba como emitir a Carteira Digital e relembre as regras da pesca

Foto: Saul SchrammO perí­odo de defeso reservado í  reprodução dos peixes – apelidada de Piracema – termina na próxima segunda-feira, dia 28 de fevereiro, e na terça-feira de Carnaval (1º de março) começa a temporada de pesca 2022 em Mato Grosso do Sul. Quem tiver com planos de aproveitar parte do feriado de Carnaval praticando a pesca amadora, precisa emitir a licença ambiental do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e ficar atento í s regras. No fim da matéria há os links da Cartilha de Pesca e do site para emissão da Carteira de Pescador Amador.

A Piracema é o perí­odo de defeso, destinado í  reprodução dos peixes com qualidade. Os cardumes sobem os rios em direção í s cabeceiras onde ocorre a desova. Esse percurso é longo e cheio de contratempos – como cachoeiras, corredeiras – o que faz com que os peixes protagonizem cenas incrí­veis, com saltos e muito barulho. Vendo isso, os indí­genas chamaram o fenômeno de pira (peixe) cema (subida, saí­da).

Cota

Desde 2020, só é permitido ao pescador levar um exemplar de peixes de espécie nativa (por exemplo: pacu, pintado, cachara, jaú, dentre outros), além de cinco exemplares de piranhas, dentro das medidas mí­nima e máxima. Se a espécie pescada estiver fora dos tamanhos permitidos, deve ser solta imediatamente no local. Já a pesca do dourado segue proibida até 2024, conforme Lei 5.231, Lei nº 5.321 de 10 de janeiro de 2019.

Com relação í s espécies consideradas exóticas, não há cota, o pescador pode levar qualquer quantidade que conseguir pescar. São consideradas exóticas (não pertencem í  fauna local) as espécies apaiari, bagre africano, black bass, carpa, peixe-rei, sardinha-de-água doce, tilápia, tucunaré, zoiudo, tambaqui.

A PMA (Polí­cia Militar Ambiental) estará com todo efetivo em operações nos principais pontos de pesca do Estado para garantir que o perí­odo de defeso e as regras de retorno da pesca sejam respeitados.

Serviço: Para não restar dúvidas quanto ao que pode e o que não pode ser utilizado, o Imasul e a PMA prepararam uma Cartilha do Pescador, que pode ser acessada NESSE link. Para emitir a Licença Digital de Pesca o interessado deve acessar o site do Imasul NESSE link, ou através do aplicativo MS Digital disponí­vel nas lojas de Android e iOS.

Fonte: João Prestes, Imasul

2022-02-25 10:26:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.