19.8 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Pesquisadores da UEMS participam do fomento do cultivo de amendoim

No último sábado, 20 de março, os professores do curso de Agronomia da Unidade Universitária de Cassilândia, Cássio de Castro Seron, Eduardo Pradi Vendruscolo, e Murilo Battistuzzi Martins, e o Professor Tiago Zoz, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Unidade Universitária de Mundo Novo, participaram do 1° Encontro de Produtores de Amendoim em Paranaí­ba-MS.

O evento foi promovido pela Cooperativa Casul (Cooperativa Agropecuária de Parapuã) com apoio do Sindicato Rural de Paranaí­ba, o objetivo foi de difundir a cultura do amendoim na região do Bolsão Sul-Mato-Grossense. Esta é uma alternativa de cultivo que pode ser utilizada para a reforma de pastagens e adicionalmente ser uma fonte alternativa de renda para o produtor rural.

O professor Cássio Seron explica que “fatores como as extensas áreas de pastagem, que necessitam de reforma, podem ser utilizadas para o cultivo do amendoim, e como as condições edafoclimáticas são propí­cias para o desenvolvimento da cultura, isso torna a região uma nova fronteira agrí­cola para o cultivo desta cultura. Além disso, o cultivo de uma leguminosa que possui o potencial de fixação de nitrogánio é extremamente favorável para uma posterior formação de pastagem com maior potencial produtivo para a pecuária”.

No segundo semestre de 2020, a Embrapa e a UEMS firmaram um convánio para desenvolver pesquisas com a cultura de amendoim no Mato Grosso do Sul. Elas estão sendo desenvolvidas na área experimental da Unidade Universitária de Cassilândia em parceria firmada com o Programa de Melhoramento do Amendoim (PMA) da Embrapa e com o apoio da Casul.

Este Projeto tem como objetivo identificar linhagens de amendoim que são promissoras para o cultivo na região de Cassilândia, contendo nele o ensaio que já faz parte da rede nacional de ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) de amendoim.

No segundo semestre de 2021, ensaios de VCU e pesquisas relacionadas a adubação e manejo da cultura do amendoim serão conduzidos nos municí­pios de Cassilândia e Mundo Novo pela equipe de professores da UEMS mencionada acima, com envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação da UEMS, e parceria de produtores rurais locais, do pesquisador da Embrapa, Dr. Jair Heuert, e o Eng. Agrônomo Mennes Vieira Silva, da Casul.

Fonte: UEMS

2021-03-26 09:00:00

Leia também

Últimas Notícias

Fale conosco Olá! Selecione um contato.